Contabilidade no império do sol

ID:
46400
Resumo:
A presente comunicação é fruto de pesquisa bibliográfica sobre aspectos contábeis do povo Inca. A abordagem reúne aspectos históricos quanto à formação do império Inca e uma breve descrição dos aspectos culturais deste povo. Sendo um dos principais povos Pré-Colombianos, os Incas desempenharam papel relevante, tanto na história da América Latina, quanto na influência que exerceu na cultura Espanhola. Do ponto de vista da abordagem contábil, procurou-se ênfase na forma dos registros contábeis deste povo, através dos Kipus e da importância dos seus contabilistas - os Kipucamayocs, na cultura e na construção do império Inca. As considerações finais desta comunicação revelam aspectos de conhecimentos contábeis até hoje desconhecidos pela maioria dos historiadores contábeis; a partir de uma análise profunda e de uma abordagem que podemos denominar de lógico-racional e de aplicação do princípio de similaridade com o conhecimento contábil de nossos dias, foi possível resgatar não somente a forma de registro contábil desta civilização, mas também provar que havia um vasto conhecimento contábil, até certo ponto bastante secreto, que continha características científicas e matemáticas de controle patrimonial e de sistemas de escrituração contábil eficientes.
Citação ABNT:
NEGRA, C. A. S.; NEGRA, E. M. S. Contabilidade no império do sol. Revista Mineira de Contabilidade, v. 3, n. 8, p. 8-17, 2002.
Citação APA:
Negra, C. A. S., & Negra, E. M. S. (2002). Contabilidade no império do sol. Revista Mineira de Contabilidade, 3(8), 8-17.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46400/contabilidade-no-imperio-do-sol/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português