Ética Organizacional: Uma Análise do Perfil dos Artigos Publicados na Base de Dados Scielo entre 2000 e 2016 Outros Idiomas

ID:
46516
Resumo:
O artigo teve como objetivo investigar o perfil das produções científicas nacional sobre ética organizacional publicadas na base de dados Scielo no período de 2000 a 2016. A partir de uma pesquisa bibliométrica e descritiva, de natureza quantitativa, foram pesquisadas as características e finalidade dos artigos publicados, identificando os indicadores de publicação por instituição, por periódico e por autoria, bem como a metodologia e a classificação bibliográfica dos artigos. A amostra, representada por 17 trabalhos, evidenciou que existe uma pequena produção no período analisado, com predominância de estudos bibliográficos. Inclusive, verificou-se que existe pouca incidência em grupos de pesquisa na área.
Citação ABNT:
MILAN, G. S.; LIMA, V. Z.; FERNANDES, A. J.; BAGGIO, D. Ética Organizacional: Uma Análise do Perfil dos Artigos Publicados na Base de Dados Scielo entre 2000 e 2016. Revista de Administração IMED, v. 7, n. 1, p. 269-289, 2017.
Citação APA:
Milan, G. S., Lima, V. Z., Fernandes, A. J., & Baggio, D. (2017). Ética Organizacional: Uma Análise do Perfil dos Artigos Publicados na Base de Dados Scielo entre 2000 e 2016. Revista de Administração IMED, 7(1), 269-289.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p269-289
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46516/etica-organizacional--uma-analise-do-perfil-dos-artigos-publicados-na-base-de-dados-scielo-entre-2000-e-2016/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Arkes, H. R.; Bar-Hillel, M.; Beach, L. R.; Brehmer, B.; Brett, J. B.; Castellan Jr., N. J.; Erez, M. (1991). Organizational behavior and human decision processes.

Arruda, M. C. C. de; Vasconcellos, H. (1989). A ética nos negócios. Revista de Administração de Empresas, 29(3), 73-80.

Arruda, M. C. C.; Whitaker, M. C.; Ramos, J. M. R. (2009). Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. 4a ed. São Paulo: Atlas.

Ashley, P. A. (2005). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2a ed. São Paulo: Saraiva.

Batista, M. A. C.; Maldonado, J. M. S. D. V. (2008). The role of the public purchaser in public institutions of science and technology in health. Revista de Administração Pública, 42(4), 681-699.

Behring, E. R.; Boschet, I.; Santos, L. R.; Piovezan, P. R. (2013). Política social: fundamentos e história. Revista Organização & Democracia, 14(2), 155-160.

Boatright, J. (2003). Ethics and the Conduct of Business. 4a ed. New Jersey: Prentice Hall.

Bondarik, R.; Pilatti, L. A.; Francisco, A. C. de. (2006). Ética managerial: a ética nas organizações empresariais. Journal Technology Management & Innovation, 1(5), 69-75.

Castro, D. S. P.; Avila, A. D. S. (2013). O ensino da sustentabilidade e a formação ética do administrador: um estudo bibliométrico sobre o estado da questão. Revista de Educação do Cogeime, 22(43), 37-51.

Cervo, A. L. & Bervian, P. A. (2006). Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Chanlat, J. F. (1992). A caminho de uma nova ética das relações nas organizações. Revista de Administração de Empresas, 32(3), 68-73.

Enriquez, E. (1997). Os desafios éticos nas organizações modernas. Revista de Administração de Empresas, 37(2), 6-17.

Ferrel, O. C.; Fraedrich, J.; Ferrel, L. (2001). Ética empresarial. Rio de Janeiro: Reichmann: Affonso Editores.

Friedman, M. (2007). The social responsibility of business is to increase its profits. In: Zimmerli, W. C.; Richter, K.; Holzinger, M. (Eds.). Corporate ethics and corporate governance. Berlin, Heidelberg & New York: Springer, 173-178.

Gibson, J. L. (2007). Organizational ethics and the management of health care organizations. In: Healthcare Management Forum, 20(1), 32-34.

Gil, A. C. (2009). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Hernandez, J. M. C.; Mazzon, J. A. (2012). Santo de casa não faz milagre ou será que a grama do vizinho é mais verde?Análise da produção científica brasileira em marketing entre 2000 e 2009. EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, EnANPAD, 36, Rio de Janeiro, Anais… Rio de Janeiro: ANPAD.

Hoffman, W.; Moore, J. (1990). Business ethics: readings and cases in corporate morality New York: McGraw-Hill.

Kish-Gephart, J. J.; Harrison, D. A.; Treviño, L. K. (2010). Bad apples, bad cases, and bad barrels: meta-analytic evidence about sources of unethical decisions at work. Journal of Applied Psychology, 95(1), 1-31.

Korte, G. (1999). Iniciação à ética. São Paulo: Juarez de Oliveira.

Leite, F. T. (2002). Cidadania, ética e estado: premissa cristã: a ética profissional na advocacia. Fortaleza: Universidade de Fortaleza.

Lima, V. Z.; Eberle, L.; Baggio, D. (2016). Análise bibliométrica sobre a intenção de recompra na base de dados Scielo no período de 2008 a 2013. International Journal of Business Marketing, 1(2), 087-099.

Lima, V. Z.; Tomielo, T.; Ganzer, P. P.; Olea, P. M.; Dorion, E. C. H. (2015). Perfil dos artigos sobre alianças estratégicas publicados na base de dados Scielo entre 2000 e 2014.

Lisboa, L. P. (1997). Ética geral e profissional em contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Lordsleem, N. L. C.; Araújo, R. M. D.; Oliveira, B. M. K. D.; Alexandre, M. L. O. (2009). Ensino e pesquisa em administração: um estudo bibliométrico de publicações do EnANPAD (2001-2008). Revista Ciências Administrativas, 15(2), 356-378.

Lunõ, R, A. (1982). Ética. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra.

Mette, F. M. B.; DamedaA, A das N.; Matos, C. A. de. (2013). Uma análise bibliométrica da contribuição do marketing para a área de estratégia. EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, EnANPAD, 37, Rio de Janeiro, Anais… Rio de Janeiro: ANPAD.

Monteiro, J. K.; Santo, F. C. Do E.; Bonacina, F. (2005). Valores, ética e julgamento moral: um estudo exploratório em empresas familiares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(2), 237-246.

Moretti, S. L. A.; de Abreu Campanario, M. (2009). A Produção Intelectual Brasileira em Responsabilidade Social Empresarial - RSE sob a Ótica da Bibliometria. Revista de Administração Contemporânea, 13(Ed. Especial), 68-86.

Nielsen, W. R.; Nykodym, N.; Brown, D. J. Ethics and organizational change (1991). Asia Pacific Journal of Human Resources, 29(1), 82-93.

Packer, A. L.; Bijone, E. M. R.; Arati, A.; Takenaka, R. M.; Garcia, A. P.; Silva, A. C. (1998). Scielo: uma metodologia para publicação eletrônica, 27(2), 109-21.

Passos, E. (2007). Ética nas organizações. São Paulo: Atlas.

Phillips, R. (2003). Stakeholder theory and organizational ethics. Berrett-Koehler Publishers.

Porter, L. W.; Schneider, B. (2014). What Was, What Is, and What May Be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 1-21.

Resende, M. M. (2016). Jeitinho brasileiro tem jeito?O efeito do jeitinho brasileiro e da identidade moral no comportamento ético nas organizações. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Brasília, Brasília.

Sá, A. L. (2007). Ética profissional. 8. ed. São Paulo: Atlas.

Souza, M. T. S.; Parisotto, I. R. S.; Machado J. C.; Barbieri, J. C. (2013). Estudo bibliométrico de teses e dissertações de programas stricto sensu em administração sobre responsabilidade social empresarial. Administração: Ensino e Pesquisa, 14(1), 63-98.

Taille, Y. De L.; Souza, L. S. De; Vizioli, L. (2004). Ética e educação: uma revisão da literatura educacional de 1990 a 2003. Educação e Pesquisa, 30(1), 91-108.

Treviño, L. K.; den Nieuwenboer, N. A.; Kish-Gephart, J. J. (2014). (Un)ethical behavior in organizations. Annual Review of Psychology, 65, 635-660.

Treviño, L. K.; Weaver, G. R.; Reynolds, S. J. (2006). Behavioral ethics in organizations: a review. Journal of Management, 32(6), 951-990.

Vergara, S. C.; Pinto, M. C. S. (2001). Referências teóricas em análise organizacional: um estudo das nacionalidades dos autores referenciados na literatura brasileira. Revista de Administração Contemporânea, 5(SPE), 103-121.

Vieira, F. G. D. (1998). Por quem os sinos dobram?Uma análise da publicação científica na área de marketing do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Administração, EnANPAD, 22, Foz do Iguaçu, Anais… Foz do Iguaçu: ANPAD.

Volpato, G. L. (2002). Publicação científica. São Paulo: Santana.

Wlody, G. S. (2007). Nursing management and organizational ethics in the intensive care unit. Critical care medicine, 35(2), S29-S35.

Wright, P.; Kroll, M. J.; Parnell, J. (2000). Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas.

Zoboli, E. L. C. P. (2001). A ética nas organizações. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Coleção Reflexão, 2(4), 5-18.

Arruda, M. C. C. (2002). Código de Ética: um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio Editora.

Gasparindo, L.; Grohs, A. C. C. P. (2014). Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras. Organicom, 2(21), 103-122.

Santos, M. F.; Bastos, A. M.; Mesquita, J. M. C.; Falce, J. L. (2014). Afinal, quanto boca a boca se fez ultimamente?Uma pesquisa bibliométrica do termo e construtos associados nos Anais do EnANPAD e do EMA. Anais dos Seminários em Administração - SEMEAD, São Paulo, SP, Brasil, 17.

Silva, E. L. (2002). Rede científica e a construção do conhecimento. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, 12(1), 120-148.