Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders através da Análise de Conteúdo Outros Idiomas

ID:
46774
Resumo:
É notória a integração da Teoria dos Stakeholders à área de Estratégia Empresarial, evidência explícita é o título da obra seminal desta teoria, a de Freeman (1984): Strategic Management – a stakeholder approach. Desde então, o campo de Stakeholder Strategy evoluiu consideravelmente em termos conceituais e instrumentais. Vários modelos foram desenvolvidos, entre eles o modelo de saliência de stakeholders proposto por Mitchell et al. (1997). Esta pesquisa contribui para o campo de Stakeholder Strategy ao ter como objetivo desenvolver uma metodologia de análise de conteúdo para a análise da saliência de stakeholders. O modelo de Saliência baseia-se na percepção dos gestores quanto a posse dos atributos Poder, Legitimidade e Urgência pelos stakeholders. A combinação entre os três atributos gera 7 classes de stakeholders. O método proposto neste estudo é composto de seis etapas: 1) definição da fonte de dados, 2) definição das seções do documento a serem analisadas, 3) definição das palavras chave, 4) critérios de associação entre stakeholder e atributo, 5) critérios para identificação da presença do atributo, 6) processamento da análise. Os resultados indicaram que a metodologia é operacionalmente aplicável, uma vez que foi possível identificar, na amostra testada, as classes de stakeholders propostas por Mitchell et al. (1997). A pesquisa apresenta uma contribuição metodológica para a análise do modelo de saliência o que pode auxiliar os pesquisadores no acesso a uma maior
Citação ABNT:
BOAVENTURA, J. M. G.; FONTES, L. G. P.; SARTURI, G.; ARMANDO, E. Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders através da Análise de Conteúdo. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 2, p. 3-28, 2017.
Citação APA:
Boaventura, J. M. G., Fontes, L. G. P., Sarturi, G., & Armando, E. (2017). Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders através da Análise de Conteúdo. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 9(2), 3-28.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7444/future.v9i2.261
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46774/criterios-para-identificacao-da-saliencia-de-stakeholders-atraves-da-analise-de-conteudo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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