Normas Internacionais de Educação Contábil Propostas pelo International Accounting Education Standards Board Outros Idiomas

ID:
46867
Resumo:
Objetivo: - Investigar, sob a ótica dos profissionais, pesquisadores e professores de contabilidade, como as Normas Internacionais de Educação propostas pelo IAESB podem influenciar o ambiente nacional de educação contábil. Fundamento: - O resultado de uma internacionalização dos padrões de educação voltados para o ensino contábil pode gerar diversos impactos na formação e atuação dos contadores, nos mais diversos territórios, como alterações nas diretrizes curriculares, melhorias nas habilidades interpessoais, e ainda, mudanças nos requisitos de entrada nos cursos, de experiência prática e desenvolvimento profissional contínuo. Método: - Realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo, com procedimento de pesquisa de levantamento, realizado por meio de um instrumento utilizado ora como questionário, ora como roteiro de entrevista estruturada, elaborado com base na literatura e no Handbook of International Education Pronouncements do IAESB. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização da técnica de triangulação de dados. Resultados: - A partir da análise documental, descreve-se as especificidades de cada uma das IES, bem como constata-se sua abordagem principle based standards, possibilitando que cada jurisdição adapte as IES as suas particularidades regionais. Por meio da análise da perspectiva dos participantes, observou-se maior similaridade nas concepções referentes às IES 2, IES 3, IES 6 e IES 7, em contrapartida, os posicionamentos frente as IES 1, IES 4 e IES 5, apresentaram-se heterogêneas. Contribuições: - Ao relacionar as Normas Internacionais de Educação Contábil frente às influências identificadas na perspectiva dos investigados, constatou-se possíveis influências de cada uma das IES no ambiente nacional de educação contábil, delineando-se contribuições em três perspectivas distintas: teórica, prática e social.
Citação ABNT:
JACOMOSSI, F. A.; BIAVATTI, V. T. Normas Internacionais de Educação Contábil Propostas pelo International Accounting Education Standards Board . Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 5, n. 3, p. 57-78, 2017.
Citação APA:
Jacomossi, F. A., & Biavatti, V. T. (2017). Normas Internacionais de Educação Contábil Propostas pelo International Accounting Education Standards Board . Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 5(3), 57-78.
DOI:
10.18405/recfin20170304
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/46867/normas-internacionais-de-educacao-contabil-propostas-pelo-international-accounting-education-standards-board--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Abbasi, N. (2013). Competency approach to accounting education: a global view. Journal of Finance & Accountancy, 13(1), 1-19.

Boyce, G. (2002). Now and then: revolutions in higher learning. Critical Perspective on Accounting, 13(1), 575-601.

Boyce, G. (2004). Critical accounting education: teaching and learning outside the circle. Critical Perspective on Accounting, 15(1), 565-586.

Crawford, L.; Hellliar, C.; Monk, E.; Mina, M.; Teodori, C.; Veneziani, M.; Wanyama, S.; Falgi, K (2010). IES compliance and the knowledge, skills and values of IES 2, 3 and 4, IAAER/ACCA Research Project, nov. London: ACCA.

Crawford, L.; Hellliar, C.; Monk, E.; Veneziani, M. (2014). International Accounting Education Standards Board: Organisational legitimacy within the field of professional accountancy education. Accounting Forum, 38(1), 67-89.

Flick, U. (2009). An introduction to qualitative research. 4. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Helliar, C. (2013). The global challenge for accounting education. Accounting Education: An International Journal, 22(6), 510-521.

Howieson, B. (2003). Accounting practice in the new millennium: is accounting education ready to meet the challenge? The British Accounting Review, 35(1), 69-103.

Humphrey, C.; Loft, A.; Woods, M. (2009). The global audit profession and the international financial architecture. Accounting, Organizations and Society, 34(1), 810-825.

IAESB – International Accounting Education Standard Board. (2006). Approaches to the Development and Maintenance of Professional Values, Ethics and Attitudes. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2015.

IAESB – International Accounting Education Standard Board. (2012). Update: International Education Standards Revision Project. Disponível em: < http://tinyurl.com/IAESB2012>. Acesso em: 19/05/2015.

IAESB – International Accounting Education Standard Board. (2013). IAESB: 2014 – 2016 Strategy and Work Plan. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2015.

IAESB – International Accounting Education Standard Board. (2013). International Accounting Education Standards Board Fact Sheet. Disponível em: . Acesso em: 05/05/2015.

IAESB – International Accounting Education Standard Board. (2014). Handbook of International Education Pronouncements. Disponível em: < http://tinyurl.com/HIEP2014a>. Acesso em: 22/05/2015.

IAESB – International Accounting Education Standard Board. (2014). Proposed Framework for IES. Disponível em: < http://tinyurl.com/hlnpkb8>. Acesso em: 24/05/2015.

IESBA – International Ethics Standards Board for Accountants. (2014). Handbook of the Code of Ethics for Professional Accountants. New York, New York, 2014.

IFAC – International Federation of Accountants. (2012). Statements of Membership Obligations. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2015.

Karreman, G. H. (2002). Impact of Globalisation on Accountancy Education, London, International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF. Disponível em: . Acesso em: 03/07/2015.

Karreman, G. H.; Needles, B. E (2013). Global Accountancy Education Recognition Study 2012. National Association of State Boards of Accountancy. Disponível em: . Acesso em: 03/07/2015.

Maxwell, J. A. (2013). Qualitative research design: an interactive approach. 3 ed. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Olsen, W. K. (2004). Triangulation in Social Research: qualitative and quantitative methods. In: Holborn, M. Developments in Sociology. Ormskirk: Causeway Press.

Peek, L.; Roxas, M.; Peek, G.; Mcgraw, E.; Robichaud, Y.; Villarreal, J. C. (2007). NAFTA Professional Mutual Recognition Agreements: Comparative Analysis of Accountancy Certification and Licensure. Global Perspectives on Accounting Education, 4(1), 1-24.

Phelps, R. W.; Karreman, G. (2005). Report on the results of the Global Accounting Education Benchmarking pilot project, Washington. Disponível em: . Acesso em: 03/07/2015.

Saravanamuthu, K.; Tinker, T. (2002). The university in the new corporate world. Critical Perspective On Accounting, 13(1), 545-554.

Stainbank, L. J.; Ramatho, G. (2008). Professional accountancy education in selected ECSAFA countries. Meditari Accountancy Research, 16(2), 153-173.

Sugahara, S.; Boland, G. (2011). Effects of exposure to the IES on perceived importance of the global harmonization of accounting education among Japanese academics. Advances in Accounting and Advances in International Accounting, 27(1), 382-389.

Sugahara, S.; Wilson, R (2013). Discourse surrounding the IES for professional accountants. Accounting Education: an international jornal, 22(3), 213-232.

Watty, K.; Sugahara, S.; Abayadeera, N.; Perera, L.; Mckay, J. (2014). Towards a global model of accounting education. Accounting Research Journal, v. 27(3), 286-300.