Efeito da Ansiedade, Racionalidade e Uso de Recursos Financeiros na Relação entre Materialismo e o Comportamento de Compra Impulsivo Outros Idiomas

ID:
47145
Resumo:
O processo de decisão de compra envolve fatores racionais e emocionais, os quais podem definir como os consumidores reagem aos estímulos de marketing. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do materialismo sobre a impulsividade nas compras, tendo “ansiedade”, “racionalidade” e “uso de recursos financeiros disponíveis” como variáveis mediadoras. Uma surveyon-linecom 244 indivíduos foi aplicada e os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que o materialismo teve influência indireta sobre a impulsividade nas compras, sendo sua relação mediada por ansiedade, racionalidade e uso de recursos financeiros. Os resultados também indicaram que são consumidores mais impulsivos os seguintes grupos: (1) as mulheres, (2) os que mais utilizam limite do cartão de crédito, (3) os que optam por maior prazo de pagamento e (4) os que têm maior dispêndio do que seus rendimentos suportam. O estudo contribui para melhorar o entendimento sobre o comportamento do consumidor quanto a construtos que podem afetar a impulsividade, podendo sugerir formas eficazes de atingir o mercado-alvo.
Citação ABNT:
SILVA, F. M.; SILVA, A. M.; OLIVEIRA, R. L.; PIRES, C. O. Efeito da Ansiedade, Racionalidade e Uso de Recursos Financeiros na Relação entre Materialismo e o Comportamento de Compra Impulsivo . Revista Ciências Administrativas, v. 23, n. 3, p. 415-430, 2017.
Citação APA:
Silva, F. M., Silva, A. M., Oliveira, R. L., & Pires, C. O. (2017). Efeito da Ansiedade, Racionalidade e Uso de Recursos Financeiros na Relação entre Materialismo e o Comportamento de Compra Impulsivo . Revista Ciências Administrativas, 23(3), 415-430.
DOI:
10.5020/2318-0722.23.3.415-430
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47145/efeito-da-ansiedade--racionalidade-e-uso-de-recursos-financeiros-na-relacao-entre-materialismo-e-o-comportamento-de-compra-impulsivo-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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