Estudo Sobre a Percepção dos Docentes no Âmbito das Iniciativas Socialmente Responsáveis das Instituições de Ensino Superior

ID:
47275
Resumo:
Empresas de mercados emergentes são consideradas tardias a respeito de inovação e orientação internacional. Apesar disso, algumas dessas empresas estão se tornando cada vez mais competitivas em termos de inovação e internacionalização. Ainda não é claro como essas empresas adquirem e mantêm a capacidade inovativa. Para acessar essa lacuna, nós propomos e testamos um modelo que integra o papel do desempenho passado como uma proxy para capacidade de investimento, da capacidade absortiva (realizada e potencial) e da internacionalização sobre a capacidade inovativa das empresas por meio de uma survey com 202 empresas brasileiras da indústria de tecnologia da informação. Os resultados demonstraram que tanto a capacidade absortiva realizada quanto a capacidade absortiva potencial agem como mediadoras do relacionamento entre desempenho passado e capacidade inovativa e que a internacionalização modera o relacionamento entre a capacidade absortiva potencial e a capacidade inovativa.
Citação ABNT:
STADLER, A.; REIS, E. A. D.; ARANTES, E. C.; CORSO, J. M. D. Estudo Sobre a Percepção dos Docentes no Âmbito das Iniciativas Socialmente Responsáveis das Instituições de Ensino Superior . Brazilian Business Review, v. 14, n. 6, p. 592-608, 2017.
Citação APA:
Stadler, A., Reis, E. A. D., Arantes, E. C., & Corso, J. M. D. (2017). Estudo Sobre a Percepção dos Docentes no Âmbito das Iniciativas Socialmente Responsáveis das Instituições de Ensino Superior . Brazilian Business Review, 14(6), 592-608.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2017.14.6.3
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47275/estudo-sobre-a-percepcao-dos-docentes-no-ambito-das-iniciativas-socialmente-responsaveis-das-instituicoes-de-ensino-superior-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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