Fatores Determinantes da Remuneração dos Contadores: Um Estudo Exploratório no Nordeste Brasileiro Outros Idiomas

ID:
47359
Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar os fatores que determinam a remuneração dos contadores da Região Nordeste Brasileira. As Teorias Econômicas apresentam explicações dos fatores determinantes das variações dos salários dos trabalhadores, destacando-se a Teoria do Capital Humano e a Teoria de Segmentação dos Mercados. A primeira ressaltou-se a partir das publicações de Shultz (1961) e Becker (1962) que apresentam a variação nos salários como decorrente dos investimentos em educação. Em relação à Teoria da Segmentação dos Mercados, esta defende o aspecto discriminatório da sociedade do trabalho. A amostra da pesquisa compreendeu 14.855 observações de profissionais de contabilidade da região nordeste brasileira. O banco de dados utilizado consistiu nos microdados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), referente ao ano de 2014. Por meio de testes estatísticos, observou-se que os profissionais que possuem a titulação de mestrado são mais bem remunerados quando comparados aos que possuem apenas o curso de graduação. Destacaram-se também as empresas tributadas que, com base no regime do Simples Nacional, pagam salários menores do que as não optantes por este regime. Este resultado confirma o que é preconizado pela Teoria da Segmentação dos Mercados.
Citação ABNT:
SANTANA JUNIOR, G. M.; CALLADO, A. L. C. Fatores Determinantes da Remuneração dos Contadores: Um Estudo Exploratório no Nordeste Brasileiro . Revista Gestão Organizacional, v. 9, n. 3, p. 51-72, 2016.
Citação APA:
Santana Junior, G. M., & Callado, A. L. C. (2016). Fatores Determinantes da Remuneração dos Contadores: Um Estudo Exploratório no Nordeste Brasileiro . Revista Gestão Organizacional, 9(3), 51-72.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47359/fatores-determinantes-da-remuneracao-dos-contadores--um-estudo-exploratorio-no-nordeste-brasileiro-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português