Organizações inovadoras sustentáveis: insights em prol de maior competitividade Outros Idiomas

ID:
47486
Resumo:
A sustentabilidade e a inovação contribuem para que as empresas estabeleçam avanços em seu desempenho operacional e estratégico, melhorem sua relação com a sociedade e obtenham vantagens competitivas. Integrar em suas práticas as dimensões econômica, ambiental e social é essencial e pode contribuir na geração de benefícios mútuos para a empresa, meio ambiente e sociedade. As organizações inovadoras sustentáveis se destacam pelo desenvolvimento de operações, processos, serviços, produtos e relacionamentos que possibilitem benefícios econômicos sem que as questões ambientais e sociais sejam postas à parte. Diante disso, este ensaio teórico tem como objetivo discutir como a sustentabilidade e a inovação contribuem para as organizações e os desafios e oportunidades para as empresas que desenvolvem práticas inovadoras sustentáveis. Os insights gerados por este artigo sugerem que o atual ambiente competitivo exige que as organizações aliem a inovação à sustentabilidade para ir além das expectativas endógenas da empresa, de seus stakeholders e também da sociedade em geral. Ser sustentável significa aproveitar melhor os recursos disponíveis e garantir a própria perenidade dos negócios, de modo que uma organização inovadora sustentável crie soluções que atendam não só às necessidades ambientais e sociais, como a levem a ganhos competitivos e novas oportunidades de negócio.
Citação ABNT:
SANTOS, A. C. J.; SILVA, G. Organizações inovadoras sustentáveis: insights em prol de maior competitividade. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 3, n. 3, p. 13-26, 2016.
Citação APA:
Santos, A. C. J., & Silva, G. (2016). Organizações inovadoras sustentáveis: insights em prol de maior competitividade. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 3(3), 13-26.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47486/organizacoes-inovadoras-sustentaveis--insights-em-prol-de-maior-competitividade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português