Dez Anos da Produção Científica da Área Temática Educação e Pesquisa em Contabilidade Publicada na AnpCONT Outros Idiomas

ID:
47606
Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar a representação e as características da produção científica da temática educação e pesquisa em contabilidade publicada na Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis de 2007 a 2016. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de análise bibliométrica e sociométrica. Os principais resultados foram: Gilberto José Miranda, Edvalda Araújo Leal e Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo são os autores mais profícuos; a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) se destacaram como as mais produtivas. Há uma alta centralidade de grau e de intermediação nas redes dos atores (pesquisadores e instituições), como também uma baixa densidade. Os temas mais abordados foram: profissional contábil, curso de ciências contábeis, pesquisa em contabilidade professor, contabilidade gerencial, contabilidade internacional, ensino da contabilidade, desempenho acadêmico, produção científica e programas de pós-graduação em ciências contábeis. De modo geral, este estudo contribuiu para mostrar, de maneira contemporânea, as nuances dos artigos que retratam a temática educação e pesquisa em contabilidade, proporcionando, com isso, um norte e um alicerce para futuras pesquisas sobre este campo do conhecimento, influenciando em seu alargamento, difusão e socialização na literatura científica nacional.
Citação ABNT:
RIBEIRO, H. C. M.Dez Anos da Produção Científica da Área Temática Educação e Pesquisa em Contabilidade Publicada na AnpCONT . Revista Mineira de Contabilidade, v. 18, n. 3, p. 65-78, 2017.
Citação APA:
Ribeiro, H. C. M.(2017). Dez Anos da Produção Científica da Área Temática Educação e Pesquisa em Contabilidade Publicada na AnpCONT . Revista Mineira de Contabilidade, 18(3), 65-78.
DOI:
65-78
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47606/dez-anos-da-producao-cientifica-da-area-tematica-educacao-e-pesquisa-em-contabilidade-publicada-na-anpcont-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AMARAL, M. R.; SANTANA, C. M.; SALES, I. C. H.; NETO, L. M. A. Perfil dos Autores na Produção Científica em Mercado Financeiro de Crédito e de Capitais nos Congressos USP de Controladoria e Contabilidade e Congresso ANPCONT. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 2, n. 2, p. 55-68, 2014.

APOSTOLOU, B.; HASSEL. J. M.; REBELE, J. E.; WATSON, S. F. Accounting education literature review (2006–2009). Journal of Accounting Education, v. 28, n. 3, p. 145-197, 2010.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – AnpCONT. Programas associados. Disponível em: < http://www.anpcont.org.br/programas-associados>. Acesso em: 14 jan.2017.

AVELAR, E. A; SANTOS, T. de Sousa; RIBEIRO, L. M. de Pádua; OLIVEIRA, C. C. de. Pesquisa em contabilidade: uma análise dos estudos empíricos publicados em periódicos nacionais entre 2000 e 2009. Revista Universo Contábil, v. 8, n. 3, p. 06-23, 2012.

BARBOSA, G. de C.; BARROS, F. de O. Perfil dos autores na produção científica em contabilidade: o caso do congresso USP de controladoria e contabilidade e do congresso ANPCONT. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 29, n. 3, p. 22-33, 2010.

BARRANCOS, J. E.; DUARTE, E. N. Inteligência Competitiva e as Práticas de Gestão do Conhecimento no Contexto da Administração e da Ciência da Informação: revelações da produção científica. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 38, p. 107-126, 2013.

CARDOSO, R. L.; MENDONÇA NETO, O. R.; RICCIO, E. L.; SAKATA, M. C. G. Pesquisa científica em contabilidade entre 1990 e 2003. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 2, p. 34-45, 2005.

CORREIA, A. E. G. C.; ALVARENGA, L.; GRACIA, J. C. R. Produção científica: reflexos da avaliação nos programas de pósgraduação em Física. Em Questão, v. 18, n. Edição Especial, p. 231-247, 2012.

COSENZA, J. P.; PAULA, M. M.; LAURENCEL, L. C.; BARRETO, P. S. Análise das características e similaridades presentes na produção científica dos congressos ANPCONT 2007-2014. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 28, p. 19-56, 2016.

COSTA, F.; MARTINS, G. de A. Influências da Socialização Acadêmica no Desenvolvimento das Publicações Científicas em Contabilidade no Brasil: Uma Análise dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, n. 3, p. 314-331, 2016.

CRUZ, A. P. C.; ESPEJO, M. M. S. B.; COSTA, F.; ALMEIDA, L. B. Perfil das redes de cooperação científica: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade – 2001 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v. 22, n. 55, p. 64-87, 2011.

CUNHA, P. R. da; CORREA, D. C.; BEUREN, I. M. Assuntos de auditoria publicados nos periódicos nacionais e internacionais de contabilidade listados no Qualis Capes. Revista de Informação Contábil, v. 4, n. 1, p. 57-75, 2010.

DALLABONA, L. F.; UTZIG, M. J. S.; MOURA, G. D.; ZONATTO, V.; RIBEIRO, M. J. Retrospectiva dos quatro anos de Anpcont: análise dos aspectos metodológicos e perfil dos congressistas. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 4, n. 3, p. 406-432, 2011.

DE LUCA, M. M. M.; GOMES, C. A.; CORRÊA, D. M. M. C.; DOMINGOS, S. R. M. Participação feminina na produção científica em contabilidade publicada nos anais dos eventos Enanpad, Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Congresso Anpcont. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 11, p. 145-164, 2011.

EGGHE, L. Zipfian and lotkaian continuous concentration theory. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 56, n. 9, p. 935-945, 2005.

ESPEJO, M. M. dos S. B.; CRUZ, A. P C.; WALTER, S. A.; GASSNER, F. P. Campo de pesquisa em contabilidade: uma análise de redes sob a perspectiva institucional. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, n. 2, p. 45-71, 2009.

FRANCISCO, E. de R. RAE-eletrônica: exploração do acervo à luz da bibliometria, geoanálise e redes sociais. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p. 280-306, 2011.

GOMES, C. A. S.; OLIVEIRA, J. R. S.; COELHO, N. S.; ANDRADE, C. Produção científica em contabilidade pública: uma análise dos artigos apresentados no Enanpad e congresso USP de controladoria e contabilidade no período 20042007. Anais... XXXII EnANPAD 2008.

HOPPER, T. O academicismo em contabilidade e a gestão por números. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, n. 71, p. 144-148, 2016.

LAFFIN, M. Currículo e trabalho docente no curso de ciências contábeis. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 6, n. 3, p. 66-77, 2012.

LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. de. Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 10, p. 147-159, 2008.

LEMES, D. F.; MIRANDA, G. J. Habilidades profissionais do contador preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do triângulo mineiro. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 2, p. 293-316, 2014.

LIMA, R. L. de; COSTA, A. de J. B.; SANTANA, C. M. Educação contábil em tempos de IFRs: um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, n. 1, p. 61-76, 2015.

LUNKES, R. J.; FELIU, V. M. R.; ROSA, F. S. da. Pesquisa científica em contabilidade gerencial: estudo comparativo entre Espanha e Brasil. Contaduría y Administración, v. 57, n. 2, p. 159-184, 2012.

MACHADO, D. G.; BEUREN, I. M. Gerenciamento de resultados: análise das publicações em periódicos brasileiros de contabilidade. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 33, n. 1, p. 19-36, 2014.

MACHADO, V. S. de A.; CASA NOVA, S. P. de C. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 2, n. 1, p. 1-23, 2008.

MARRONI, C. H.; RODRIGUES, A. de F.; PANOSSO, A. Panorama histórico do ensino superior da graduação em contabilidade no Brasil – sob a égide normativa. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 32, n. 3, p. 01-17, 2013.

MATOS, E. B. S.; NIYAMA, J. K.; NETO, L. M. S.; MARQUES, M. M. Congresso ANPCONT: análise bibliométrica descritiva e avaliativa dos artigos publicados de 2007 a 2011. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 3, p. 73-88, 2012.

MELI, D. B.; OLIVEIRA NETO, J. D. de. O perfil da colaboração nos periódicos contábeis nacionais: muitos one-timers e poucos continuants. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 8, n. 15, p. 151-176, 2011.

MENDONÇA NETO, O. R. de; RICCIO, E. L.; SAKATA, M. C. G. Dez anos de pesquisa contábil no Brasil: análise dos trabalhos apresentados nos Enanpads de 1996 a 2005. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, p. 62-73, 2009.

METCALF, M.; STOCKS, K.; SUMMERS, S. L. WOOD, D. A. Citation-based accounting education publication rankings. Journal of Accounting Education, v. 33, n. 4, p. 294-308, 2015.

MIRANDA, G. J.; SANTOS, L. A. A.; CASA NOVA, S. P. C.; CORNACCHIONE JUNIOR, E. B. Pesquisa em Educação Contábil: Produção Científica e Preferências de Doutores no Período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 61, p. 75-88, 2013.

ONUMAH, J. M.; ANTWI-GYAMFI, N. Y.; DJIN, M.; ADOMAKO, D. Ethics and accounting education in a developing country: Exploratory evidence from the premier University in Ghana. In Accounting in Africa. Emerald Group Publishing Limited, 2012.

PAISEY, C.; PAISEY, N. J. An analysis of accounting education research in accounting education: an international journal–1992–2001. Accounting Education, v. 13, n. 1, p. 69-99, 2004.

PARREIRAS, F. S.; SILVA, A.; MATHEUS, R. F.; BRANDÃO, W. RedeCI: colaboração e produção científica em ciência da informação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 302-317, 2006.

PAULA, M.; SILVA, A.; VIEIRA, J.; COUTINHO, A. Diálogo científico nos congressos Anpcont: diversidade inovadora ou isomorfismo institucionalizado? Contabilidade, Gestão e Governança, v. 15, n. 3, p. 35-51, 2012.

PELEIAS, I. R.; WEFFORT, E. F. J. Análise das condições de oferta da disciplina contabilidade introdutória: pesquisa junto às universidades estaduais do Paraná. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 39, p. 118-135, 2005.

QUONIAM, L.; TARAPANOFF, K.; ARAÚJO JÚNIOR, R. H.; ÁLVARES, L. M. A. R. Inteligência obtida pela aplicação de data mining em base de teses francesas sobre o Brasil. Ciência da Informação, v. 30, n. 2, p. 20-28, 2001.

REBELE, J. E.; APOSTOLOU, B. A.; BUCK LESS, F. A.; HASSELL, J. M.; PAQUETTE, L. R.; STOUTI, D. Accounting education literature review (1991–1997), part I: curriculum and instructional approaches. Journal of Accounting Education, v. 16, n. 1, p. 1-51, 1998.

RIBEIRO, H. C. M. Análise das pesquisas sobre auditoria publicadas em periódicos brasileiros. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 8, n. 1, p. 88-112, 2015.

RIBEIRO, H. C. M. Características da Produção Veiculada na Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade no Período de 2007 a 2012. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 7, n. 4, p. 424-443, 2013.

RIBEIRO, H. C. M. Quinze anos de produção acadêmica do tema contabilidade internacional: uma análise bibliométrica em periódicos brasileiros. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, n. 3, p. 326-343, 2014.

RIBEIRO, H. C. M.; SANTOS, M. C. dos. Produção acadêmica das teorias enfatizadas nos estudos divulgados nos periódicos nacionais. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n. 2, p. 649-684, 2016.

SANTOS, M. A.; PIRES, E.G.; MACAMBIRA, M. O.; BRUNI, A. L. A construção do conhecimento sobre ensino e aprendizagem em Contabilidade: um olhar sobre os congressos USP e ANPCONT no período de 2007 a 2011. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 1, n. 1, p. 71-84, 2013.

SANTOS, P. R. P. dos; CARLIN, D. de O. Análise da produção científica do congresso Anpcont: um estudo bibliométrico sobre o processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade. ConTexto, v. 12, n. 22, p. 131-144, 2012.

SILVA, A. C. da; WANDERLEY, C. A. N.; SANTOS, R. dos. Utilização de ferramentas estatísticas em artigos sobre contabilidade financeira – um estudo quantitativo em três congressos realizados no país. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 14, p. 11-28, 2010.

SILVA, A. P. B. da; OTT, E. Um estudo sobre a interação entre a pesquisa científica e a prática profissional contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 2, p. 204-220, 2012.

SILVA, U. B. da; BRUNI, A. L. O Que me ensina a ensinar? um estudo sobre fatores explicativos das práticas pedagógicas no ensino de contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v.11, n. 2, p. 214-230, 2017.

TAVARES, J. M. A Influência da literatura econômica estrangeira e brasileira nos artigos publicados na área de economia do país (2012). Economia-Ensaios, v. 30, n. 2, p. 255-275, 2016.

TAVARES, M. F. N.; LOPES, J. E. G.; FILHO, J. F. R.; PEDERNEIRAS, M. M. M.; AMARO, R. G.; IUDÍCIBUS, S. de. Uma contribuição epistemológica à contabilidade internacional: análise nas dissertações e teses brasileiras divulgadas no banco de dados de teses e dissertações (BDTD) entre 1999 e 2008. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 3, n. 2, p. 217-238, 2010.

VENDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. Educação e pesquisa em contabilidade: estado da arte do congresso USP de controladoria e contabilidade do período de 2004 a 2012. Revista Ambiente Contábil, v. 6, n. 1, p. 83-98, 2014.

WALTER, S. A.; BACH, T. M.; BARBOSA, F. Estratégia como prática: análise longitudinal por meio de bibliometria e sociometria. Revista Brasileira de Estratégia, v. 5, n. 3, p. 307-323, 2012.

WALTER, S. A.; BACH, T. M. Inserção de pesquisadores entrantes na área de estratégia: análise das relações de autoria e temas estudados no período de 1997-2010. Revista Eletrônica de Administração, v. 74, n. 1, p. 165-191, 2013.

WATSON, S. F.; APOSTOLOU, B.; HASSELL, J. M.; WEBBER, S. A. Accounting education literature review (2000–2002). Journal of Accounting Education, v. 21, n. 4, p. 267-325, 2003.