Expectativas dos Ingressantes e Grau de Satisfação dos Concluintes de um Curso de Graduação em Ciências Contábeis Outros Idiomas

ID:
47607
Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar as expectativas dos ingressantes e o grau de satisfação dos concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi quantitativa, descritiva e de levantamento. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários (um para as expectativas e outro para o nível de satisfação) baseados na pesquisa de Margotto (2014) e validados por três docentes da área pesquisada. A população foi de 106 acadêmicos matriculados no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina (49 acadêmicos ingressantes e 57 concluintes) e obteve-se uma amostra de 81 respondentes (40 acadêmicos ingressantes e 41 concluintes), o que representa 76,42% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise de dados utilizada foi a estatística descritiva. Como principais resultados, os ingressantes demonstraram que possuem expectativas ‘altas’ na maioria dos aspectos que foram abordados, sendo que em dois deles mostraram que possuem expectativas ‘muito altas’. Já os concluintes demonstraram que estão ‘satisfeitos’ em relação aos itens sobre os quais foram questionados, com exceção de ‘realização de trabalhos voluntários’, ‘realização de pesquisas científicas’ e ‘logo após o curso, obter rápida estabilidade financeira’, pelos quais se mostraram ‘indiferentes’. Concluiu-se que no contexto geral da pesquisa, por meio dos aspectos utilizados como indicadores de satisfação, a instituição apresentou resultados positivos, pois, na maioria dos itens mencionados, o que se esperou por parte dos ingressantes foi alcançado.
Citação ABNT:
ALFLEN, E. R.; MELLO, A. P.; MARTINS, Z. B. Expectativas dos Ingressantes e Grau de Satisfação dos Concluintes de um Curso de Graduação em Ciências Contábeis . Revista Mineira de Contabilidade, v. 18, n. 3, p. 79-89, 2017.
Citação APA:
Alflen, E. R., Mello, A. P., & Martins, Z. B. (2017). Expectativas dos Ingressantes e Grau de Satisfação dos Concluintes de um Curso de Graduação em Ciências Contábeis . Revista Mineira de Contabilidade, 18(3), 79-89.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47607/expectativas-dos-ingressantes-e-grau-de-satisfacao-dos-concluintes-de-um-curso-de-graduacao-em-ciencias-contabeis-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANTONELLI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, J. V. A. Expectativa e satisfação dos alunos de Ciências Contábeis com relação às competências docentes. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 10, n.1, p. 74-91, 2012.

BACCI, J. Estudo exploratório sobre o desenvolvimento contábil brasileiro: Uma contribuição ao registro de sua evolução histórica. 2002, 175f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica) – Centro Universitário Álvares Penteado – UniFECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2002.

BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

BORGES, L. F. M.; SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A. Quality in educational service: Expectations versus performance in the Accounting undergraduate course. European Scientific Journal, v. 10, n. 1, p. 100-114, 2014.

BRASIL. Lei nº. 12.249, de 11 de junho de 2010. Altera os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969. Disponível em: < http://www.portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/lei12249.pdf>. Acesso em: 23 out. 2016.

BUGARIM, M. C. C.; RODRIGUES, L. L.; PINHO, J. C. C.; MACHADO, D. Q. Análise histórica dos resultados do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, PR, v. 6, n. 1, p. 121-136, 2014.

COLE, M. T.; SHELLEY, D. J.; SWARTZ, L. B. Online instruction, e-learning, and student satisfaction: a three year study. The international review of research in open and distributed learning, v. 15, n. 6, p. 111-131, 2014.

DANDO, D. D.; ABATE, G. L.; MOLA, A. A. Factor analysis of academic staff satisfaction in Dire Dawa University, Ethiopia. Science Journal of Education, v. 5, n. 2, p. 71-81, 2017.

DUARTE, A. C. C. A satisfação dos alunos do ensino superior: o caso do ISEGI – NOVA. 2013. 52f. Dissertação. (Mestrado em Estatística e Gestão de Informação) – Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2013

FISCHBORN, N. H; JUNG, C. F. Perfil e expectativas de alunos de Ciências Contábeis e a relação com as demandas do mercado. Revista Eletrônica do Curso de Ciências Contábeis, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2012.

GOMES, G.; DAGOSTINI, L.; CUNHA, P. R. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma Faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 102-123, 2013.

GONÇALVES, E. J. V.; RODRIGUES, A. R.; CONCEIÇÃO, T. D.; ROLIM, R. C.; ÁZARA, L. N. Expectativa e satisfação com o curso de graduação: um estudo junto aos estudantes de Administração da Universidade Federal de Lavras. In: ENCONTRO DA ANPAD, 32, 2008, Rio de Janeiro/RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

LAGIOIA, U. C. T.; SANTIAGO, H. L. F.; GOMES, R. B.; RIBEIRO FILHO, J. F. Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao Curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 8, p. 121-138, 2007.

LAZZAROTTO, M.; GRIZON, C. L.; SOAVE, C. Motivação Sob a Ótica da Teoria da Expectativa: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Pública. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 4, 2014, Bento Gonçalves/RS. Anais... Bento Gonçalves: IFRS, 2014.

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; BORBA, J. A.; VALE BRASIL, M. L. A. Satisfação dos Acadêmicos com o Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo em Instituições de Ensino Superior Privadas. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 407-431, 2014.

MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, M. J. Satisfação de estudantes formandos em administração de Joinville/SC com o seu curso: estudo multicaso em instituições de ensino superior privadas. Revista Gestão & Planejamento – G&P, v. 10, n. 2, p. 281-299, 2009.

MARGOTTO, S. C. Expectativas dos alunos de ensino superior: uma análise do gap entre a percepção de alunos e professores. 2014. 88f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas, na área de Marketing) – Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitória, 2014.

PELEIAS, I. R.; SILVA, G. P.; SEGRETI, J. B.; CHIROTTO, A. R. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, v. 18, p. 19-32, 2007.

RICHARTZ, M. S.; ENSSLIN, S. R.; VALMORBIDA, S. M. I.; CARDOSO, T. L. Satisfação de discentes no curso de Ciências Contábeis em universidades públicas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 12, n. 2, p. 47-62, 2017.

ROCHA, D. C. Perfil e percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis Unesc 2014. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2014.

RODRIGUES, A. S. S. Fatores determinantes da satisfação de estudantes em início de curso de Engenharia com a experiência acadêmica. 2015. 52f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitória, 2015.

RODRIGUES, C. M. C.; SANTOS, D. L.; CORSO, K. B.; VIEIRA, K. M.; FALLER, L. P. Satisfação dos discentes do curso noturno de Ciências Contábeis da UFSM: Uma análise comparativa. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2012.

ROMANOWSKI, L. R.; PINTO, N. B. Os primeiros cursos superiores de Ciências Contábeis no Brasil. Revista Intersaberes, v. 9, n. especial, p. 499-515, 2014.

SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010.

VALE, A. F. N.; OLIVEIRA, A. M. B.; SOUSA, J. C. Grau de satisfação dos discentes de administração com seu curso e sua IES. Revista de Administração IMED, p. 105-115, 2016.

VENTURINI, J.; PEREIRA, B. A. D.; VIEIRA, K. M.; MILACH, F. Satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: um estudo à luz das equações estruturais. In: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8, 2008, São Paulo/SP. Anais... São Paulo: USP, 2008.

VIEIRA, K. M.; MILACH, F. T.; HUPPES, D. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 48, p. 65-76, 2008.