A Ciclicidade da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa sob Três Diferentes Modelos Contábeis: Reino Unido, Espanha e Brasil

ID:
47623
Resumo:
Uma polêmica envolvendo a provisão para créditos de liquidação duvidosa em bancos refere-se à sua relação com os ciclos econômicos. Enquanto os padrões contábeis internacionais para o reconhecimento da provisão (modelo de perda incorrida) seriam presumivelmente pró-cíclicos, acentuando os efeitos do ciclo econômico vigente, um modelo alternativo, o modelo de perda esperada, teria características anticíclicas, atuando como uma espécie de amortecedor dos desequilíbrios econômicos próprios das fases de expansão e de contração da economia. No Brasil, vigora um modelo contábil misto, cujo comportamento não se sabe ser pró-cíclico ou anticíclico. Identifi car o comportamento desses modelos contábeis frente aos ciclos econômicos, por meio de um modelo econométrico composto por variáveis contábeis e macroeconômicas, foi o objetivo desta pesquisa. O estudo contempla uma discussão sobre o impacto do comportamento do risco de crédito, do gerenciamento de resultados, do gerenciamento de capital, do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e do comportamento da taxa de desemprego sobre a provisão, em países que utilizam os distintos modelos contábeis. Foram utilizados dados de bancos comerciais do Reino Unido (perda incorrida), da Espanha (perda esperada) e do Brasil (modelo misto), no período de 2001 a 2012. Os resultados revelaram que os modelos contábeis dos três países, apesar de serem formados por regras de natureza bastante distinta no que diz respeito a um eventual efeito sobre os ciclos econômicos, apresentaram comportamento pró-cíclico, indicando que, quando o PIB está em ascensão, as provisões tendem a cair e viceversa. Os resultados revelaram também outros elementos que podem estar infl uenciando o comportamento da provisão, como a prática de gerenciamento de resultados.
Citação ABNT:
ARÁUJO, A. M. H. B.; LUSTOSA, P. R. B.; PAULO, E. A Ciclicidade da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa sob Três Diferentes Modelos Contábeis: Reino Unido, Espanha e Brasil. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 29, n. 76, p. 97-113, 2018.
Citação APA:
Aráujo, A. M. H. B., Lustosa, P. R. B., & Paulo, E. (2018). A Ciclicidade da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa sob Três Diferentes Modelos Contábeis: Reino Unido, Espanha e Brasil. Revista Contabilidade & Finanças - USP, 29(76), 97-113.
DOI:
10.1590/1808-057x201804490
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47623/a-ciclicidade-da-provisao-para-creditos-de-liquidacao-duvidosa-sob-tres-diferentes-modelos-contabeis--reino-unido--espanha-e-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português