Análise dos relatórios de auditoria independente das empresas do novo mercado

ID:
47727
Resumo:
Este estudo objetiva analisar o conteúdo dos relatórios de auditoria independente emitidos sobre as demonstrações financeiras padronizadas publicadas referentes ao ano-calendário de 2011 de empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA no segmento de governança corporativa do novo mercado. Para essa análise, procura-se apontar suas principais semelhanças e diferenças. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados mediante aplicação da técnica de análise de conteúdo. Atualmente existem 128 empresas listadas no novo mercado, entretanto, foram analisados 127 relatórios, pois uma das empresas não teve suas demonstrações financeiras publicadas. Os resultados mais significativos da pesquisa indicaram: a) existência de apenas dois relatórios com ressalva; b) predominância das quatro grandes empresas mundiais de auditoria independente; c) elaboração de todas as demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS); d) inclusão de parágrafo de ênfase e parágrafo de “outros assuntos” em quase todos os relatórios. A partir da análise, constatou-se elevado grau de homogeneidade entre as opiniões e informações constantes nos relatórios das empresas pesquisadas.
Citação ABNT:
SOUZA, R. C. A.; SILVA, L. M. Análise dos relatórios de auditoria independente das empresas do novo mercado. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 13, n. 25, p. 55-69, 2013.
Citação APA:
Souza, R. C. A., & Silva, L. M. (2013). Análise dos relatórios de auditoria independente das empresas do novo mercado. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 13(25), 55-69.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português