Níveis diferenciados de governança corporativa e a qualidade da informação contábil durante o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade Outros Idiomas

ID:
47741
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar os reflexos do processo de convergência na qualidade da informação contábil e, mais especificamente, avaliar se esses possíveis reflexos se comportam de forma distinta para as companhias listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa (NDGC), em oposição às empresas em geral. Para tanto, utilizou-se uma amostra de 119 companhias, listadas nos períodos definidos como antes, durante e após o processo de convergência ao modelo IFRS. As métricas da qualidade da informação utilizadas foram: relevância, por meio de um modelo de value relevance, e conservadorismo e tempestividade, por meio do modelo de Basu (1997). As principais evidências indicaram que o conservadorismo das empresas estudadas diminuiu ao longo do processo de convergência, porém, o grau de redução das empresas listadas nos NDGC foi inferior ao das demais. No que se refere à tempestividade, observou-se que as empresas listadas nos NDGC apresentaram-se mais oportunas antes do processo de convergência, porém, com o processo de adoção das IFRS, o nível de tempestividade não foi distinto entre os grupos de empresas. Isso sugere que a adoção do padrão IFRS contribuiu positivamente no que se refere ao atributo da tempestividade para as empresas que não estão listadas nos NDGC. Observou-se, também, que a relevância das informações contábeis melhorou com a adoção das IFRS, sendo que, antes e durante a adoção parcial, as informações referentes às empresas aderentes aos NDGC apresentaram um maior nível de relevância do que as demais. Entretanto, com a adoção integral não se verificou distinção.
Citação ABNT:
MARTINS, V. G.; OLIVEIRA, A. S.; NIYAMA, J. K.; DINIZ, J. A. Níveis diferenciados de governança corporativa e a qualidade da informação contábil durante o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 14, n. 27, p. 23-42, 2014.
Citação APA:
Martins, V. G., Oliveira, A. S., Niyama, J. K., & Diniz, J. A. (2014). Níveis diferenciados de governança corporativa e a qualidade da informação contábil durante o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 14(27), 23-42.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47741/niveis-diferenciados-de-governanca-corporativa-e-a-qualidade-da-informacao-contabil-durante-o-processo-de-convergencia-as-normas-internacionais-de-contabilidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português