Aprendizagem em empreendedorismo em um curso de administração de uma Universidade Estadual no Sul do Brasil

ID:
47854
Resumo:
O empreendedor é visto como o agente que, de forma inovadora, provoca mudanças econômicas por meio da introdução de novos produtos e serviços no mercado, novas formas organizacionais e geração de novos empreendimentos. O ensino do empreendedorismo durante a formação de um novo profissional tem sido considerado como vital para o seu sucesso, principalmente em um curso de administração. À luz desta realidade, o objetivo deste artigo é descrever as expectativas dos acadêmicos do curso de Administração de uma Universidade Estadual da Região Sul do Brasil no que se refere ao aprendizado em empreendedorismo, bem como se o curso vem atendendo tais expectativas. Os procedimentos metodológicos do estudo envolveram a utilização de pesquisa de caráter descritivo e quantitativo, com trabalho de campo junto aos alunos sobre os seguintes aspectos: o perfil social dos acadêmicos, sua aprendizagem em empreendedorismo e suas expectativas e pretensões com relação ao curso de Administração da Universidade em questão. Os resultados revelam que os alunos ingressam no curso com a intenção de abrir um negócio próprio, todavia essa intenção se arrefece ao longo do tempo. Outro aspecto considerado importante é que os alunos esperam uma formação generalista que os permita atuar em todos os tipos de empresas. Verificou-se, ainda, que existe a necessidade do ensino de práticas empreendedoras e que, embora o estudo tenha sido realizado em uma instituição específica, tal necessidade reivindica uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem em empreendedorismo como uma prática necessária nas instituições de ensino superiores de um modo geral.
Citação ABNT:
GREATTI, L.; GRALIK, E.; VIEIRA, F. G. D.; SELA, V. M. Aprendizagem em empreendedorismo em um curso de administração de uma Universidade Estadual no Sul do Brasil. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 4, n. 1, p. 32-48, 2017.
Citação APA:
Greatti, L., Gralik, E., Vieira, F. G. D., & Sela, V. M. (2017). Aprendizagem em empreendedorismo em um curso de administração de uma Universidade Estadual no Sul do Brasil. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 4(1), 32-48.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47854/-aprendizagem-em-empreendedorismo-em-um-curso-de-administracao-de-uma-universidade-estadual-no-sul-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BERNARDES, C.; MARCONDES, R. C. Criando empresas para o sucesso. São Paulo: Saraiva, 2004.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Business research methods. Irwin: McGraw-Hill, 2000.

DEMO, P. Teoria e prática do projeto pedagógico. Brasília: UnB, 2000.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira. 1988.

DUTRA, I. S.; DUTRA, I.; MASSARUTTI, J.; MUSETTI, M. G.; STEFANO, S. R. Os egressos no curso de administração e sua formação empreendedora. ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 2. 2001, Londrina. Anais... Londrina: Anegepe, 2001.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 5-28, abril/junho, 1999.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Nd. DIRETRIZES Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Resolução nº 4, de 13 de julho de 20005. Diário Oficial da União, n. 37, p. 26-27, de 19/07/2005.

SOUZA, B. J. Criando uma cultura empreendedora no Brasil. In: SESI- Empreendedorismo. Brasília: SESI/DN, 2007.

BAFFI, M. A. T. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. In.: BELLO, J. L. P. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2002. http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm.