Crédito ambiental: análise para concessão de crédito sob a ótica da responsabilidade socioambiental Outros Idiomas

ID:
479
Resumo:
Como um dos principais fornecedores de recursos para o financiamento da expansão dos negócios empresariais, os bancos assumem papel relevante e têm buscado se adequar às exigências legais e da sociedade, adotando em suas políticas de concessão de crédito requisitos ambientais. O objetivo deste trabalho é identificar se as instituições bancárias brasileiras têm linhas ou produtos específicos de crédito ambiental e os tipos de informações requeridas para concedêlos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. O procedimento adotado para a coleta de dados foi o levantamento por meio de questionários, os quais foram aplicados em uma amostra de dez instituições. Como resultado, foi possível identificar que 57,14% dos bancos da amostra têm concedido crédito para atender às necessidades ambientais dos seus clientes. A legislação ambiental, os Princípios do Equador, as demonstrações financeiras e o Relatório de Impacto Ambiental têm sido utilizados nas análises de crédito. Destaca-se, ainda, a pouca utilização de indicadores de desempenho ambiental e a ausência de uso da auditoria ambiental.
Citação ABNT:
SCHLISCHKA, H. E.; REIS, S. G. D.; RIBEIRO, M. S.; REZENDE, A. J. Crédito ambiental: análise para concessão de crédito sob a ótica da responsabilidade socioambiental. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 6, n. 1, art. 4, p. 37-48, 2009.
Citação APA:
Schlischka, H. E., Reis, S. G. D., Ribeiro, M. S., & Rezende, A. J. (2009). Crédito ambiental: análise para concessão de crédito sob a ótica da responsabilidade socioambiental. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 6(1), 37-48.
DOI:
10.4013/base.2009.61.04
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/479/credito-ambiental--analise-para-concessao-de-credito-sob-a-otica-da-responsabilidade-socioambiental/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português