Cultura, Identidade e Desenvolvimento Local: O “Me Conta” e o Médio Rios das Contas Outros Idiomas

ID:
47934
Resumo:
Esse artigo compartilha as conclusões do estudo de caso do projeto “Me Conta Universidade Livre do Médio Rio das Contas”, iniciativa que articula os campos da cultura, da educação e da ecologia para potencializar o desenvolvimento sustentável do Território de Identidade do Médio Rio das Contas (Bahia). O “Me Conta”, projeto concebido pelo Instituto Cultural Casa Via Magia, realiza, em parceria com moradores locais, um levantamento das riquezas socioculturais e ambientais de cada município envolvido que, uma vez compartilhadas com as comunidades, geram ações voltadas para o desenvolvimento sustentável tendo a cultura como mola propulsora. Esse artigo descreve brevemente a metodologia do projeto “Me Conta”, demonstrando como os produtos e as atividades artístico-culturais e educativas do “Me Conta” contribuíram para o sentimento de pertencimento territorial e como ampliaram, diversificaram e fortaleceram a participação dos sujeitos locais nos processos de concepção e realização de projetos coletivos. Essas conquistas se mostraram favoráveis aos processos de desenvolvimento sustentável movidos por atores locais e contribuíram para a apropriação da comunidade sobre seu espaço geográfico, ambiental, social, econômico, histórico e cultural. Apesar desses avanços, ainda vive o desafio de criar estratégias para que grupos sociais economicamente mais frágeis participem de processos mais estruturantes e de longo prazo em direção às transformações culturais, econômicas e ambientais desejadas pelas comunidades envolvidas.
Citação ABNT:
SOUZA, L. S.Cultura, Identidade e Desenvolvimento Local: O “Me Conta” e o Médio Rios das Contas. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 11, n. Ed. Especial, p. 107-123, 2017.
Citação APA:
Souza, L. S.(2017). Cultura, Identidade e Desenvolvimento Local: O “Me Conta” e o Médio Rios das Contas. Revista de Gestão Social e Ambiental, 11(Ed. Especial), 107-123.
DOI:
http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v0i0.1380
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47934/cultura--identidade-e-desenvolvimento-local--o----me-conta----e-o-medio-rios-das-contas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Barreto, R.M.(2014) (Org). Bahia 2000-2013. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo Recuperado em 28 abril 2015, de: http://www.fpabramo.org.br/forum2013/wpcontent/uploads/2014/07/Bahia-web.pdf.

Casa Via Magia (s/d), Universidade Livre do Médio Rio das Contas. Salvador, Via Magia, s/d, mimeo.

Escobar, A.(2007) La invención del tercer mundo – construción y desconstrución Del desarrollo. Caracas, Venezuela: Fundación Editorial el Perro y la Rana.

Grosfoguel, R.(2008) Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: Revista Crítica de Ciências Sociais [online], 80 | 2008, Recuperado em: 01 out. 2012, de: http://rccs.revues.org/697.

Leff, E..(1995) De quién es la naturaleza? Sobre la reapropriación social de los recursos naturales. Gaceta Ecológica, (37), 58-64. México: INE/Semarnap.

Leff, E.(2009) Ecologia, capital e Cultura – a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes.

Quijano, A.(2005) Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander, E(comp.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Buenos Aires: Clacso.

Sachs, I.(2002) Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond.

Saquet, M.A.(2011) Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões.

SEN, A.(2002) Desenvolvimento como liberdade. Rio de Janeiro: Cia. das Letras.

Silveira, C. (2008) Desenvolvimento local e novos arranjos socioinstitucionais: algumas referências para a questão da governança. In: DOWBOR, L., Pochmann, M. (orgs). Políticas para o desenvolvimento local. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

Silveira, C., Costa, R. L.(2004) Expo Brasil Desenvolvimento Local, edição 2003. Rio de Janeiro: Rits.

Varine, J. de.(2013) As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Trad. Maria de Lourdes Parreiras Horta. (1º Reimpressão.) Porto Alegre: Medianiz.