Título Inglês:
Innovation in business model: the Netflix case
Resumo:
Explorou-se os conceitos existentes na literatura acerca da criação de valor e do termo modelo de negócio, demonstrando a ferramenta Business Model Canvas, com o objetivo de descrever o modelo de negócio inovador da Netflix. Para isso, identificou-se como e com que elementos a empresa faz negócios e como ela cria valor aos seus clientes. Trata-se de investigação qualitativa descritiva operacionalizada pela técnica de análise documental de registros primários - como reportagens, websites de revistas propagandas e notícias em geral - e secundários, como publicações científicas. Concluiu-se que a estrutura do negócio da Netflix está fundamentada no padrão de modelo de negócio inovador intitulado Cauda Longa. Esse estudo contribuiu para expor de maneira simplificada a complexidade estrutural de uma reconhecida empresa de sucesso, pois dispõe de um design de negócio inovador que altera o modo convencional de entender as organizações.
Resumo Inglês:
Concepts in the literature about the creation of value and the term business model have been explored, demonstrating the Business Model Canvas tool, describing the innovative business model of Netflix. It´s been identified how and what elements the company does business and how it creates value for its customers. This is descriptive qualitative research operationalized by the technique of documentary analysis of primary records - such as reports, secular periodical websites, advertisements and news in general - and secondary as scientific publications. It has been concluded that the structure of Netflix's business is based on the innovative business model standard titled Long Tail. The study has contributed in a simplified way to the structural complexity of a recognized successful company, since it has an innovative business design that changes the conventional way of understanding organizations.
Citação ABNT:
MELLER-DA-SILVA, F.; MARCIANO, P. O. Modelo de negócio inovador: a empresa Netflix. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2017.
Citação APA:
Meller-da-silva, F., & Marciano, P. O. (2017). Modelo de negócio inovador: a empresa Netflix. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 4(1), 1-19.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47944/modelo-de-negocio-inovador--a-empresa-netflix/i/pt-br
Referências:
AMARAL, B. Netflix chega ao Brasil; confira o review. Techtudo, 2011.
.
ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
AROUCA, M. Netflix fecha acordo milionário para exibir The Blacklist. Série maníacos.tv, 2014. .
BELTRÃO, R. E.; NOGUEIRA, F. A. A Pesquisa Documental nos Estudos Recentes em Administração Pública e Gestão Social no Brasil. In: XXXV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro/RJ: ANPAD, 2011.
BONAZZI, F. L. Z.; MEIRELLES, D. S. Modelo de Negócio: uma Abordagem Evolutiva no Setor de SVA sob a Ótica do Método Canvas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 14, n. 3, p. 32-48, 2015.
BRIGATTO, G. Serviço de vídeo Netflix chega a 2,2 milhões de usuários no Brasil Por Gustavo. Valor Econômico, 2015. .
BROCHET, Francois; SURAJ, Srinivasan; MICHAEL, Norris. Netflix: Valuing a New Business Model. Harvard Business School Case. August 2012. (Revised January 2013).
CASADESUS-MASANELL, R.; RICART, J. E. From strategy to business model and to tactics. Long Range Planning, v. 43, p. 195-215, 2010.
CAVALCANTI, G.; LIMA, C.; LUCIAN, R. O modelo de Negócio Netflix: Uma análise da manutenção do interesse nas estratégias de divulgação da série House of Cards. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014, João Pessoa, PB. Anais... João Pessoa/PB: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2014.
CHATTERJEE, S.; CARROL, E.; SPENCER, D. Netflix. Richard Ivey School of Business. Ontario, Canada: Ivey Publishing, 2010.
COSTA, F. V.; MEIRELLES, D. S. O modelo de negócios de uma empresa do setor automotivo. XV SemeAd - Seminários em Administração, 2012, São Paulo,SP. Anais... São Paulo/SP: FEA/USP - Departamento de Administração, 2012.
ELLIS, Nick. 'Brasileiros gostam de coisas diferentes', diz diretor da Netflix. Techtudo, 2012. .
EXAME.COM. Netflix diz que está em negociações com parceiros na Bélgica. 2014. .
FELTRIN, R. Netflix fatura R$ 1,1 bi no Brasil e ultrapassa o SBT. 2016. UOL. < http://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2016/01/11/netflix-fatura-r-11-bi-no-brasile-ultrapassa-o-sbt.htm>.
FERRARESI, A. A.; SANTOS, S. A. Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica. Revista de Administração e Inovação, v. 3, n. 1, p. 102-114, 2006.
FRIEDLAND, J. Brasileiros gostam de coisas diferentes’, diz diretor da Netflix. Techtudo, 2012. .
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
HEMEL, Z. O modelo de implantação da Netflix: Devops na veia e resiliência extrema. Infoq Brasil, 2013. .
JANUZZI, F. Panorama da distribuição do conteúdo audiovisual no Brasil e as suas novas janelas: estudo de caso da Netflix. 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Comunicação digital) - Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2012.
MACEDO, M. A. et al. Business Model Canvas: a construção do modelo de negócios de uma empresa de móveis. In: X SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2013, Resende, RJ. Anais... Resende/RJ: AEDB - Associação Educacional Dom Bosco, 2013.
MAGRETTA, Joan. Entendendo Michael Porter: o guia essencial da competição e estratégia. São Paulo: HSM Editora, 2012.
NETFLIX. Site da empresa. 2016. < https://www.netflix.com/br/>. Acesso em 25 nov 2016.
OROFINO, M. A. R. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio, 2011. 168 f. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
OSTERWALDER, A. The Business Model Ontology: A Proposition in a Design Science Approach. 2004. 169f. Tese (Doutorado). École dês Hautes Études Commerciales, Université de Lausanne. Lausanne, Suisse, 2004.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.
PIROPO, B. AOL x Netflix. Techtudo. 2013. < http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/aol-x-netflix.html>.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
ROSA, J. A; MARÓSTICA, E. Modelos de Negócios: Organizações e Gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SANTINO, R. Netflix alcança 81 milhões de assinantes pelo mundo. 2016. Olhar Digital Pro.
SCHNEIDER, S; SPIETH, P. Business Model Innovation: towards an integrated future research agenda. International Journal of Innovation Management, v. 17, n. 1, p. 34, 2013.
SERRANO, F. Como o modelo da Netflix serve de exemplo para novos negócios. Estadão, 2012. < http://blogs.estadao.com.br/filipe-serrano/como-o-modelo-da-netflixserve-de-exemplo-para-novos-negocios/>.
SHANK, J. K.; GOVINDARAJN, V. Strategic cost management: the new tool for competitive advantage. New York: The Free Press, 1993.
TEIXEIRA, L. C. M.; LOPES, H. E. G. Aplicação do modelo canvas para o modelo de negócios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Revista Gestão & Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 73-99, 2016.
VELLOSO, F. Netflix dobra os seus lucros em 2014 e atinge 50 milhões de usuários. Tecmundo. 2014. .
ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, v. 37, n. 4, p. 1019-1042, 2011.
ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: theoretical roots, recent developments and future research. Madrid: IESE Business School, University of Navarra, 2010. < http://www.iese.edu/research/pdfs/di-0862-e.pdf>.
ALVES, P. Netflix Brasil confirma aumento na mensalidade ainda sem data definida. Techtudo, 2014. .