A balança comercial do Brasil e do estado de Santa Catarina com o Mercosul – uma análise histórico-descritiva Outros Idiomas

ID:
47957
Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar a balança comercial do Brasil e do Estado de Santa Catarina com o Mercosul entre os anos de 2002 e 2012. A pesquisa enquadrou-se como descritiva, bibliográfica e documental. Os dados foram extraídos do Sistema ALICEWeb2 e ALICEWeb Mercosul. A comercialização intrazona é pequena, possuindo o mercado asiático como grande parceiro comercial, destacando-se o Brasil e a Argentina como as econômicas em destaque. O Brasil representa cerca de 70% do PIB total do bloco. O Brasil, bem como o Estado de Santa Catarina, possuem a Argentina como o seu grande parceiro comercial no Mercosul, sendo que a balança comercial catarinense no período analisado foi deficitária, principalmente pela política estadual na redução de impostos para importação. As exportações catarinenses para o Mercosul baseiam-se em carnes e miudezas comestíveis, cerâmica e vestuário e as importações relacionam-se a cereais, algodão, frutas e plásticos.
Citação ABNT:
ZILLI, J. C.; SCARDUELLI NETO, V.; VIEIRA, A. C. P. A balança comercial do Brasil e do estado de Santa Catarina com o Mercosul – uma análise histórico-descritiva. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 3, n. 1, p. 44-61, 2016.
Citação APA:
Zilli, J. C., Scarduelli Neto, V., & Vieira, A. C. P. (2016). A balança comercial do Brasil e do estado de Santa Catarina com o Mercosul – uma análise histórico-descritiva. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 3(1), 44-61.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/47957/a-balanca-comercial-do-brasil-e-do-estado-de-santa-catarina-com-o-mercosul-----uma-analise-historico-descritiva/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português