Investigando o Nível de Alfabetização Financeira de Estudantes Universitários Outros Idiomas

ID:
48230
Resumo:
Considerando que a qualidade das decisões financeiras tomadas pelos indivíduos depende de seus conhecimentos, habilidades e atitudes financeiras, é possível afirmar que o bem-estar de uma população depende do quão financeiramente alfabetizada ela é. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi mensurar o grau de alfabetização financeira dos estudantes universitários do norte do México. O método de pesquisa utilizado foi a survey e os dados coletados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Como resultados, foi possível confirmar que as atitudes financeiras dos universitários do norte do México influenciam seu comportamento financeiro. Todavia, não se confirmou que o conhecimento financeiro desses estudantes impacta seu comportamento financeiro. Como não se encontrou uma forte relação entre os conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros dos indivíduos analisados, conclui-se que o nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários do norte do México é baixo. Isso implica na necessidade de investir em programas de alfabetização financeira para auxiliar essa população a melhor gerir seus recursos, o que certamente irá impactar em suas decisões de poupança e consumo, assim como em seu planejamento de aposentadoria.
Citação ABNT:
FELIPE, I. J. D. S.; CERIBELI, H. B.; LANA, T. Q. Investigating the Level of Financial Literacy of University Students. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 3, p. 845-866, 2017.
Citação APA:
Felipe, I. J. D. S., Ceribeli, H. B., & Lana, T. Q. (2017). Investigating the Level of Financial Literacy of University Students. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 16(3), 845-866.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i3.13458
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48230/investigando-o-nivel-de-alfabetizacao-financeira-de-estudantes-universitarios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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