A Gestão de Pessoas e o Relacionamento Interpessoal no Cooperativismo Outros Idiomas

ID:
48290
Resumo:
A cooperativa é uma organização dinâmica, constituída por uma rede de relações entre os próprios indivíduos e com o trabalho em si. Para tal, a Gestão de Pessoas apresenta-se como uma alternativa a esta para gerenciar da melhor forma os relacionamentos existentes nessa organização. O presente artigo buscou analisar a abrangência desta área em uma Cooperativa da cidade de Mococa, focando o relacionamento existente entre funcionários. Desenvolveu-se um estudo de caso de característica qualitativo, utilizando a prática da entrevista como meio e obtenção de dados. Com os resultados obtidos e analisados foi possível verificar o reconhecimento da importância dos funcionários e como seus relacionamentos podem interferir no desenvolvimento organizacional, considerando os aspectos do trabalho em conjunto formulado por essa teia de relações e práticas auxiliadoras oferecidas pelos princípios dos recursos humanos. Mediante estas concepções, compreende-se a Gestão de Pessoas assimilada a uma ferramenta de gerencia as vastas relações existentes na cooperativa, a fim de que a organização utilize seu capital intelectual da melhor forma, gerando benefícios para ambos.
Citação ABNT:
CARVALHO, A. D.; SILVA, B. A. D. R. A Gestão de Pessoas e o Relacionamento Interpessoal no Cooperativismo . Revista de Carreiras e Pessoas, v. 7, n. 3, p. 139-150, 2017.
Citação APA:
Carvalho, A. D., & Silva, B. A. D. R. (2017). A Gestão de Pessoas e o Relacionamento Interpessoal no Cooperativismo . Revista de Carreiras e Pessoas, 7(3), 139-150.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20503/recape.v7i3.34942
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48290/a-gestao-de-pessoas-e-o-relacionamento-interpessoal-no-cooperativismo-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001

CARDOZO, C. G; SILVA, L. O. A importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Interbio, v. 8, n. 2, p. 24-34, 2014.

CARVALHO, A. D; PERES, J. M. O papel da gestão de Pessoas em cooperativas agropecuárias como desenvolvimento regional. FATEC Sebrae, v. 2, n. 3, 2015.

CARVALHO, P. C. Administração de Pessoal- Práticas, técnicas e Leis do Trabalho, Campinas: Alínea, 2011.

CASIMIRO, C. M; CARVALHO, P. C. A importância da gestão de Pessoas nas empresas de sucesso. RAU, p. 1-12, 2015.
CLARO, Maria Alice P Moura; NICKEL, Daniele Cristine. Gestão do capital humano. p. 17-32. 2002. .

DREWS, Gustavo Arno. Gestão de Pessoas orientada ao comprometimento: A prática em cooperativas do noroeste do RS. 2000. 168 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2000.

FILHO, Osmário Venancio de Magalhães; PEREIRA; Valdir da Costa. Gestão de Pessoas e seu contexto na sociedade contemporânea. Comunicação & Mercado, v. 01, n. 04, p. 115-125, 2013.

FIORELLI, J. O. Psicologia para Administradores. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

FRANCO, J. H. S.; SANTOS, J. N. Um estudo da relação entre o trabalho em equipe e a aprendizagem organizacional. GES - Revista Gestão e Sociedade, v. 4, n. 9, p. 737-756, 2010.

GUZZO, R.; SHEA, G. Group performance and intergroup relations in organizations. In: DUNNETTE, M.; HOUGHS, L. (Org.). Handbook of Industrial and Organizational Psychology. Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press. p. 269-313. 1992.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PALACIOS, K. P.; ALMEIDA, R. S.; REZENDE, D. V. O impacto da interdependência do trabalho sobre a efetividade das equipes. Scielo, v. 18, n. 59, 2011.

PEREIRA, L. C. Mudanças no processo de trabalho: repercussões e significados das reestruturações produtivas. Espaço de Diálogo e Desconexão, v. 3, n. 1, 2010.

PRADANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Científico. 2 ed. Nova Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

ROSSÉS, G. F. et al. Sistema de Gestão em Cooperativas: o caso da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2010. .

RUIZ, J. Á. Metodologia científica: Guia para Eficiência nos Estudos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

TRINDADE, L. H.; TRINDADE, C. G.; NOGUEIRA, E. C. Lacunas ne pesquisa em Gestão de Pessoas: Uma proposta de agenda para futuras pesquisas. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 5, n. 1, 2015.