Historia da Acreditação Hopitalar na América Latina – O Caso Brasil Outros Idiomas

ID:
48307
Resumo:
No ano em que a Organização Nacional de Acreditação ou ONA comemora seus 15 anos vale a pena contar a história da sua criação, pelo menos do período pré-ONA, ou imediatamente após o seu nascimento. No período anterior, nos anos 90, a Organização Pan-americana da Saúde mantinha e mantém até hoje uma estreita relação com os Ministérios da Saúde de todos países desta Região. Estes Ministérios, inclusive o Brasil, relacionavam-se raramente com outros setores, especialmente com os hospitais privados. Conscientes da necessidade de desenvolver assessoria aos Hospitais, não somente aos públicos, mas também aos privados desta Região a OPAS firmou um acordo, em 1986, de cooperação técnica com a Federação Latinoamericana de Hospitais, membro permanente do Conselho Diretor da OPAS, para contornar o obstáculo desta resistência dos Ministérios com o setor privado, em especial hospitais privados, e assim poderíamos oferecer consultoria a estes hospitais em programas de acreditação de hospitais.
Citação ABNT:
NOVAES, H. M.Historia da Acreditação Hopitalar na América Latina – O Caso Brasil . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 14, n. 2, p. 49-61, 2017.
Citação APA:
Novaes, H. M.(2017). Historia da Acreditação Hopitalar na América Latina – O Caso Brasil . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 14(2), 49-61.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v12i4.2693
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48307/historia-da-acreditacao-hopitalar-na-america-latina-----o-caso-brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português