Custeio Alvo: utilização do sistema de gerenciamento de lucro pelos fabricantes de veículos automotores com indústria no Brasil Outros Idiomas

ID:
4841
Resumo:
Neste trabalho são pesquisadas as indústrias automotivas com fábrica no Brasil, com o objetivo de verificar se a utilização do sistema de Custeio Alvo para planejamento de custos e lucros praticada pelas empresas é aderente à teoria. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uso de questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi elaborado com base nas etapas apresentadas por Monden (1999), que são empregadas no processo de custeio alvo pelas indústrias automotivas. Foram selecionadas 16 empresas que produzem veículos comerciais para a população em geral, excluindo as indústrias que produzem exclusivamente veículos voltados para a área rural. A análise restringiu-se a 5 empresas que responderam ao questionário, o que corresponde a aproximadamente 31% das empresas, as quais respondem por cerca de 70% do total de veículos fabricados. A conclusão é que as empresas analisadas utilizam o sistema de Custeio Alvo, de acordo com as etapas da teoria de Monden (1999), com forte intensidade no decorrer das suas produções e no planejamento de novos produtos.
Citação ABNT:
BRITO, R. D. S.; GARCIA, S.; MORGAN, B. F. Custeio Alvo: utilização do sistema de gerenciamento de lucro pelos fabricantes de veículos automotores com indústria no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, art. 5, p. 71-86, 2008.
Citação APA:
Brito, R. D. S., Garcia, S., & Morgan, B. F. (2008). Custeio Alvo: utilização do sistema de gerenciamento de lucro pelos fabricantes de veículos automotores com indústria no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, 2(2), 71-86.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4841/custeio-alvo--utilizacao-do-sistema-de-gerenciamento-de-lucro-pelos-fabricantes-de-veiculos-automotores-com-industria-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português