Os Critérios de Excelência Baldrige na Efetividade da Gestão de Instituições de Ensino Superior

ID:
48467
Resumo:
Este artigo tem o propósito de analisar os antecedentes de efetividade da gestão do ensino em sete unidades de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil. A pesquisa é um estudo quantitativo e foi aplicado no formato de estudo de caso na maior organização brasileira privada de educação listada em bolsa de valores. Os dados foram obtidos por meio de questionário e os informantes são diretores, coordenadores de cursos, professores e funcionários administrativos. Os resultados foram obtidos por meio da modelagem de equações estruturais em relação aos Critérios de Excelência Baldrige, e indicam, no modelo proposto por esta pesquisa, que o Planejamento Estratégico e o Foco na Operação influenciam de forma direta a Efetividade da Gestão. Comprova-se ainda a existência de correlação positiva entre todos os construtos do Modelo de Excelência Baldrige com a Efetividade da Gestão da IES.
Citação ABNT:
MENEZES, P. H. B.; MARTINS, H. C.; OLIVEIRA, R. R. Os Critérios de Excelência Baldrige na Efetividade da Gestão de Instituições de Ensino Superior . Brazilian Business Review, v. 15, n. 1, p. 47-67, 2018.
Citação APA:
Menezes, P. H. B., Martins, H. C., & Oliveira, R. R. (2018). Os Critérios de Excelência Baldrige na Efetividade da Gestão de Instituições de Ensino Superior . Brazilian Business Review, 15(1), 47-67.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.1.4
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48467/os-criterios-de-excelencia-baldrige-na-efetividade-da-gestao-de-instituicoes-de-ensino-superior-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARBUCKLE, J. L. IBM SPSS Amos 21 User’s Guide. New York: IBM, 2012.

BAGOZZI, R. P.; YI, Y.; PHILIPS, L. W. Assessing construct validity in organizational research. Administrative Science Quarterly, v. 36, n. 3, p. 421-458, 1991.

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDE, F. R. S. A. A Interação entre o Papel de Professor-Gestor e Competências Gerenciais: percepções dos professores de uma Universidade Federal. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. 15. 2015, Mar del Plata. Anais…Florianópolis: UFSC, 2015.

BARRETO, A. F.; POZO, H. A flexibilidade organizacional como fator estratégico para a obtenção de vantagem competitiva: um estudo nas pequenas indústrias metalúrgicas da região de Osasco. Revista Gestão & Regionalidade, v. 27, n. 80, p. 97-110, 2011.

BARRET, P. Structural equation modelling: adjudging model fit. Personality and Individual Differences, v. 42, n. 5, p. 811-898, 2007.

BERTUCCI, J. L. O.; DE MORAES, W. B. Efetividade organizacional na perspectiva de coordenadores de cursos de graduação da PUC Minas. Revista Economia & Gestão, v. 3, n. 6, p. 58-89, 2003.

BPEP.BALDRIGE PERFORMANCE EXCELLENCE PROGRAM (EUA). Criteria for Performance Excellence. Gaithersburg, MD, 2011. 88p.

BRANDALISE, M. A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de Professor, v. 13, n. 2, p. 317-332, 2010.

BRASIL Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

BRUCKMANN, S.; CARVALHO, T. The reform process of Portuguese Higher Education Institutions. From collegial to managerial governance? Tertiary Education and Management, v. 20, n. 3, p. 193-206, 2014.

BYRNE, B. M. Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. 2 ed. New York: Routledge, 2010.

CAMERON, K. Domains of organizational effectiveness in colleges and universities. Academy of Management Journal, v. 24, n. 1, p. 25-47, 1981.

CAMERON, K. Measuring organizational effectiveness in institutions on higher education. Administrative Science Quarterly, v. 23, p. 604-31, 1978.

CLAUDIA, S.; VEIGA, A.; AMARAL, A. The long road - how evolving institutional governance mechanisms are changing the face of quality in Portuguese higher education. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 25, n. 4, p. 375-391, 2013.

DARAIO, C. Efficiency, Effectiveness and Impact of Research and Innovation. Where is education? In: Consortium of High Education Research. 28. 2015, Lisbon. Anais… Lisbon: CHER, 2015.

DONINA, D.; BRUCKMANN, S. Convergence or Divergence in university institutional governance reforms?Comparing Napoleonic states. In: Consortium of High Education Research. 28. 2015. Lisbon. Anais…Lisbon: CHER, 2015

FERNANDES, M. N.; BARALE, R. F.; SANTOS, T. R. C.; COSTA, T. P. A.; GOMIDE JÚNIOR, S. Percepção de efetividade organizacional: construção e validação de uma medida do construto. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 7, n. 2, p. 115-132, 2007.

FIDELIS, J. R. F.; BARBOSA, R. R. A competência informacional e sua influência na percepção de variáveis organizacionais estratégicas em IES Privadas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 2, n. Especial, p. 27-39, 2012.

FREITAS JÚNIOR, O. G.; BARROS, P. A. M.; BARBIRATO, J. C. C.; BRAGA, M. M.; CARVALHO, V. D. H. Reestruturando o modelo de Universidade Pública Brasileira para atender aos novos desafios gerenciais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. 15. 2015, Mar del Plata. Anais… Florianópolis: UFSC, 2015.

GALVÃO, H. M.; CORRÊA, H. L.; ALVES, J. L. Modelo de avaliação de desempenho global para instituição de ensino superior. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 3, p. 425-441, 2011.

GEORGES, M. R. R. Modelagem dos processos de negócios e especificação de um sistema de controle da produção na indústria de autoadesivos. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 7, n. 3, p. 639-668,2010.

HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAIR JR., J. F.; GABRIEL, M.; PATEL, V. AMOS Covariance-Based Structural Equation Modeling (CBSEM): Guidelines on its Application as a Marketing Research Tool. Revista Brasileira de Marketing, v. 3, n. 2, p. 44-55, 2014.

HALLIGAN, J.; SARRICO, C. S.; RHODES, M. L. On the road to performance governance in the public domain? International Journal of Productivity and Performance Management, v. 61, n. 3, p. 224-234, 2012.

INEP.INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. 2014. http://portal.inep. gov. br/superior-censosuperior-sinopse.

KENNY, D. A.; MCCOACH, D. B. Effect of the Number of Variables on Measures of Fit in Structural Equation Modeling. StructuralEquationModeling: A Multidisciplinary Journal, v. 10, n. 3, p. 333-351, 2003.

KICK, J. I. D. F.; PEREIRA, M. F. A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, p. 1046-1065, 2011.

KLINE, R. B. Principles and Practice of Structural Equation Modeling. 3 ed. New York: Guilford Publications, 2011.

MAGALHÃES, A.; VEIGA, A. Leadership and Governance in Higher Education: handbook for decision makers and administrators. Berlin: Raabe Academic Publishers, 2014.

MAGALHÃES, A.; VEIGA, A.; RIBEIRO, F.; AMARAL, A. Governance and Institutional Autonomy: Governing and Governance in Portuguese Higher Education. Higher Education Policy, v. 26, n. 2, p. 243262, 2013.

MAINARDES, E. W; MIRANDA, C. S.; CORREIA, C. H. A gestão estratégica de instituições de ensino superior: um estudo multicaso. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 9, n. 1, p. 19-31, 2011.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MELO, R. P.; S. NETO, J. M. Avaliação Qualificada de Resultados: A Presença dos Conceitos de Efetividade, Eficácia e Eficiência na Gestão do Plano Plurianual 2004/2007. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33.; 2009, São Paulo. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.

MORALES, R; MAGALHÃES, A. Visiones, tensiones y resultados. La nueva gobernanza de la educación. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 21, n. 3, p. 1-13, 2013.

PAIVA, R. V. C.; COSTA, D. M.; GONÇALVES, R. G.; DIAS, A. T. Educação Superior Privada no Brasil: uma análise da avaliação de desempenho de nove instituições de ensino segundo o método Economic Value Added. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. 14. 2014, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2014.

PALMEIRAS, J. B.; SGARI, R.; SZILAGYI, C. L. S. Desafios da Gestão Universitária: competência e desempenho, uma reflexão crítica na gestão. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. 15. 2015, Mar del Plata. Anais… Florianópolis: UFSC, 2015.

ROCHA, D.; CAVALCANTE, C. E.; SOUZA, W. J. Estilos de Liderança: Estudo de Caso em uma Organização Militar. Revista de Administração da UNIMEP, v. 8, n. 2, p. 35-50, 2010.

ROSA, P. C.; SANTOS, N. M. B. F.; SANTOS, R. F. Desempenho de Processos Educacionais Mensuração e Aplicação em Instituições de Ensino Superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. 6. 2006, Blumenau. Anais… Florianópolis: UFSC, 2006.

SARAIVA, L. A. S.; NUNES, A. S. A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 4, p. 941-964, 2011.

SARRICO, C. S.; VEIGA, A.; AMARAL, A. Quality, Management and Governance in European Higher Education Institutions. Journal of the European Higher Education Area, v. 4, pp. 47-70, 2013.

SILVA JÚNIOR, A.; MUNIZ, R. M.; MARTINS, P. O. Governança corporativa na IES familiar de grande porte: um estudo de caso. Revista Alcance, v. 16, n. 3, p. 286-303, 2009.

SOBRAL, F. J. B. A.; GIMBA, R. F. As prioridades axiológicas do líder autêntico: um estudo sobre valores e liderança. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 3, p. 96-121, 2012.

SOUZA, C. M. L. Entre o planejamento estratégico formal e informal: um estudo de caso exploratório sobre a prática de estratégia nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 5, p. 855-876, 2011.

SOUZA, H. A.; BEZERRA, M. J. S. Gestão Educacional: um instrumento de avaliação para o segmento educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. 4. 2004, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2004.

TELLES, R.; MARINHO, S. V. Avaliação do Desempenho Docente em Instituições de Ensino Superior. In: COLOQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICAS. 13. 2013, Buenos Aires. Anais… Florianópolis: UFSC, 2013.

VIDIGAL, F.; CAMPOS, L. W. Do Planejamento Estratégico à Prática de Gestão na Universidade Pública: um estudo na UFG. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. 15. 2015, Mar del Plata. Anais… Florianópolis: UFSC, 2015.

WHEATON, B.; MUTHÈN, B.; ALWIN, D. F.; SUMMERS, G. Assessing Reliability and Stability in Panel Models. In: HEISE, D. (Ed). Sociological Methodology. San Francisco: Jossey-Bass, 1977. p. 84-136.

YUAN, K. H. Fit Indices versus Test Statistics. Multivariate Behavioral Research, v. 40, p. 115-148, 2005.

ZANIN, A.; POLI, O. L.; MOURA, G. D.; JUNG, C. F.; TEN-CATEN, C. S. Definição de Painel de Indicadores de Desempenho para Instituições Comunitárias de Ensino Superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 14.; 2014, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2014.