Fatores que Influenciam o Consumidor na Decisão de Compras de um Automóvel Outros Idiomas

ID:
48477
Resumo:
O comportamento do consumidor é um tema importante nos estudos das ciências sociais haja vista que os consumidores têm uma infinidade de motivos para escolher diversos produtos e serviços aos quais são ofertados constantemente. A partir de uma abordagem qualitativa, esse trabalho investiga os fatores de influência na decisão de compra de automóveis pelos consumidores. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade realizadas com nove mulheres e nove homens residentes na região metropolitana de Belo Horizonte. A partir daí foi possível identificar que fatores como diferenças individuais, influências pessoais e a marca exercem influência na decisão de compra desses consumidores. A pesquisa demonstrou também que automóveis são produtos que representam mais que um meio de transporte com características funcionais de caráter tangível como motorização, design e acessórios. Existem aspectos intangíveis e de forte dimensão simbólica como a autorealização, autonomia, recompensa pelo esforço, independência e conquista. Identificou-se que o automóvel caracteriza-se como um produto que representa status e auto-expressão. Observou-se que as marcas dos automóveis possuem papel importante durante o processo de escolha de um carro. Algumas pessoas demonstraram afinidade e lealdade com algumas marcas. Entretanto, houve consenso na rejeição das marcas francesas e chinesas. Essas combinações de fatores tangíveis e intangíveis, identificados na pesquisa, explicitam a complexidade do processo decisório de aquisição de um automóvel para as pessoas entrevistadas e corroboram com a literatura que embasaram esse estudo.
Citação ABNT:
SOUSA, C. V.; AZEVEDO, A. F. Fatores que Influenciam o Consumidor na Decisão de Compras de um Automóvel . Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 2, p. 137-153, 2017.
Citação APA:
Sousa, C. V., & Azevedo, A. F. (2017). Fatores que Influenciam o Consumidor na Decisão de Compras de um Automóvel . Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 7(2), 137-153.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48477/fatores-que-influenciam-o-consumidor-na-decisao-de-compras-de-um-automovel-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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