Divulgação de informações ambientais nas demonstrações contábeis: um estudo exploratório sobre o disclosure das empresas brasileiras pertencentes a setores de alto impacto ambiental Outros Idiomas

ID:
4855
Resumo:
O objetivo deste trabalho é examinar as informações ambientais divulgadas voluntariamente pelas empresas brasileiras. O levantamento dessas informações foi realizado a partir das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) de 2006. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo, sendo que optou-se pelo número de sentenças como unidade de registro. A amostra do estudo consiste nas empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), e pertencentes a setores de alto impacto ambiental segundo a Lei nº. 10.165/2000, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Os resultados evidenciam que a categoria com maior número de sentenças é a de "Políticas Ambientais", seguida pela de "Informações Financeiras Ambientais". A maioria das informações é declarativa, do tipo positiva, localizada no Relatório da Administração e não auditada. Esses resultados corroboram a Teoria do Disclosure Voluntário e os estudos anteriores, na medida em que não se esperava que as empresas divulgassem voluntariamente informações negativas a respeito de suas práticas ambientais.
Citação ABNT:
ROVER, S.; MURCIA, F. D.; BORBA, J. A.; VICENTE, E. F. R. Divulgação de informações ambientais nas demonstrações contábeis: um estudo exploratório sobre o disclosure das empresas brasileiras pertencentes a setores de alto impacto ambiental. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 3, art. 4, p. 53-72, 2008.
Citação APA:
Rover, S., Murcia, F. D., Borba, J. A., & Vicente, E. F. R. (2008). Divulgação de informações ambientais nas demonstrações contábeis: um estudo exploratório sobre o disclosure das empresas brasileiras pertencentes a setores de alto impacto ambiental. Revista de Contabilidade e Organizações, 2(3), 53-72.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4855/divulgacao-de-informacoes-ambientais-nas-demonstracoes-contabeis--um-estudo-exploratorio-sobre-o-disclosure-das-empresas-brasileiras-pertencentes-a-setores-de-alto-impacto-ambiental/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português