Dimensões Intervenientes na Produtividade e no Planejamento da Força de Trabalho de um Tribunal de Justiça Estadual Brasileiro Outros Idiomas

ID:
48553
Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as dimensões intervenientes na produtividade e no Planejamento da Força de Trabalho – PFT tema que vem ganhando relevância em função das restrições de recursos e da necessidade de se aprimorar a qualidade e a celeridade dos serviços prestados pelas organizações públicas à população. Pela escassez de literatura na área de PFT, optou-se pela realização de um estudo exploratório. Foi adotado estudo de caso num Tribunal de Justiça estadual brasileiro no qual foi aplicado questionário para uma amostra aleatória simples com servidores e chefes de secretaria. Foram obtidas 1.072 observações válidas após tratamento dos dados com a exclusão dos casos com missings values ou outliers (de um total aproximado de 1.650 servidores), possibilitando nível de confiança de 99% e erro amostral inferior a 5%. A análise foi realizada por meio das técnicas de análise fatorial, análise de confiabilidade (alpha de Cronbach) e análise de correlação de Pearson. Do instrumento composto inicialmente por 32 variáveis do tipo Likert de seis pontos, elaboradas com base na revisão da literatura, 18 apresentaram contribuição relevante para permanecerem no modelo exploratório após as análises. Os resultados apontaram para a existência de quatro dimensões intervenientes na produtividade e no PFT: atuação dos servidores, uso de sistemas de TI, infraestrutura e sazonalidade das atividades. Ao evidenciar esses fatores acredita-se que será possível ao Tribunal orientar ações que possibilitem aumentar a produtividade e promover ajustes na distribuição do trabalho para seus servidores, de modo a otimizar os resultados a partir dos recursos alocados.
Citação ABNT:
FERNANDES, L. T.; HIPÓLITO, J. A. M.; AÑEZ, M. E. M. Dimensões Intervenientes na Produtividade e no Planejamento da Força de Trabalho de um Tribunal de Justiça Estadual Brasileiro . Revista de Carreiras e Pessoas, v. 8, n. 1, p. 5-18, 2018.
Citação APA:
Fernandes, L. T., Hipólito, J. A. M., & Añez, M. E. M. (2018). Dimensões Intervenientes na Produtividade e no Planejamento da Força de Trabalho de um Tribunal de Justiça Estadual Brasileiro . Revista de Carreiras e Pessoas, 8(1), 5-18.
DOI:
10.20503/recape.v8i1.34543
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48553/dimensoes-intervenientes-na-produtividade-e-no-planejamento-da-forca-de-trabalho-de-um-tribunal-de-justica-estadual-brasileiro-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Figueiredo Filho, D. B. & Silva Jr., J. A. (2009) Desvendando os mistérios do coeficente de correlação de Pearson (r). Revista Poítica Hoje. 18(1).

Marinho, B. L. & Vasconcellos, E. P. G. (2007) Dimensionamento de Recursos Humanos: desenvolvimento de um modelo conceitual e sua aplicação. Revista de Gestão USP, São Paulo, 14(2), 61-76.

Marôco, J. (2011) Análise estatística com o SPSS statistics. Pero Pinheiro: Report Number.

Milkovich, G. T. & Boudreau, J. W. (2000) Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Editora Atlas.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. (2010) Avaliação da Gestão de RH no Governo – Relatório da OCDE. Brasil: Governo Federal.

Reis, C. Z. T. et al. (2015) Aspectos impactantes no dimensionamento da força de trabalho em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina GUAL, Florianópolis, 28-49.

Rocha, A. M. C. & Morais, M. R. (2009) A construção de uma metodologia para o Planejamento da Força de Trabalho (PFT) no âmbito da Administração Pública do Estado de Minas Gerais. II CONSAD de Gestão Pública, Brasília.

Rodrigues, A. M.; Oliveira C. B. N. E Lima, H. L. (2015) Dimensionamento da Força de Trabalho baseado no Mapeamento de Competências: A construção de uma metodologia na Adm. Pública no Estado de Pernambuco. VIII CONSAD de Gestão Pública, Brasília.

Triviños, Augusto N. S. (1992) Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas.

Yin, R. K. (2001) Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.