Competências Gerenciais Relevantes para a Atuação do Administrador: Uma Análise Comparativa entre as Percepções de Gestores Organizacionais e de Estudantes no Estado de Santa Catarina Outros Idiomas

ID:
48568
Resumo:
Este trabalho procurou entender quais são as competências gerenciais que devem compor os programas de formação em administração a fim de preparar os futuros profissionais. O método utilizado na pesquisa foi quantitativo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário aplicado por meio da técnica survey. A amostra dividiu-se em 161 gestores de organizações de 26 cidades de Santa Catarina e em 261 acadêmicos que foram compostos por alunos em fase final de curso e bacharéis de administração de 12 universidades, também, de Santa Catarina. Foram encontradas congruências nos resultados específicos sobre as competências mais valorizadas, todavia observaram-se diferenças importantes entre os dois grupos investigados no que concerne a seus interesses, visões e prioridades acerca do tema. Por isso, uma conclusão que transcende as características específicas da pesquisa coloca em questão a opinião dos gestores quando tratadas como diretriz principal na definição das competências relevantes em processos de formação em IES.
Citação ABNT:
CASSOL, A.; RUAS, R. L.; RAMOS, F. M.; MARQUE, D. A.; ZANINI, C. Competências Gerenciais Relevantes para a Atuação do Administrador: Uma Análise Comparativa entre as Percepções de Gestores Organizacionais e de Estudantes no Estado de Santa Catarina . Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 3, p. 15-32, 2017.
Citação APA:
Cassol, A., Ruas, R. L., Ramos, F. M., Marque, D. A., & Zanini, C. (2017). Competências Gerenciais Relevantes para a Atuação do Administrador: Uma Análise Comparativa entre as Percepções de Gestores Organizacionais e de Estudantes no Estado de Santa Catarina . Revista de Tecnologia Aplicada, 6(3), 15-32.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2237-3713rta2017v6n3p15
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48568/competencias-gerenciais-relevantes-para-a-atuacao-do-administrador--uma-analise-comparativa-entre-as-percepcoes-de-gestores-organizacionais-e-de-estudantes-no-estado-de-santa-catarina--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, Luis Fernando et al. Certificação de competências organizacionais: protótipo de modelo de gestão por competências. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 11, n. 1, 2015.

AMATUCCI, Marcos. Perfil do administrador brasileiro para o século XXI: um enfoque metodológico. 2000. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

ANTONELLO, Claudia Simone. Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência. Comportamento organizacional e gestão, v. 12, n. 2, p. 199-220, 2006.

BARBALHO, C. R. S. (2004). Gestão baseada nas competências. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 12, Recife.

BARBOSA, Allan Claudius Queiroz; RODRIGUES, Marco Aurélio. Um olhar sobre os modelos de gestão de competências adotados por grandes empresas brasileiras. ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO-ENANPAD, v. 29, 2005.

BITENCOURT, Claudia Cristina. A gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. 2001.

BOMFIM, Rosa Amorim. Competência profissional: uma revisão bibliográfica. Revista Organização Sistêmica, v. 1, n. 1, p. 46-63, 2012

BOYATZIS R. E. The competent manager: A model for effective performance. John Wiley & Sons, 1982.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DE DESEMPENHO: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001.

CAMPOS, Ilka Maria Soares; ROSA, Maria Nilza Barbosa. O administrador e o mercado de trabalho: análise do perfil exigido pelas empresas em João Pessoa/PB. Acesso em, v. 31, 2008.

CASSOL, A.; RUAS, R. L.; WOLF, P.; & RAMOS, F. M. (2015). Competências Gerenciais como propulsora da Atuação Estratégica em Micro e Pequenas Empresas. In: Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015, 39, Belo Horizonte: EnANPAD.

Conselho Nacional de Educação.Câmara de Educação Superior. (2005). Resolução n. 4, de 13 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. 2005. Recuperado em: 20 out. 2015, de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf

CYRNE, Carlos Candido da Silva; DULLIUS, Rodrigo. Competências e habilidades dos egressos do curso de Administração demandadas pelos empresários dos municípios de Estrela, Lajeado e Arroio do Meio. 2008

DE MELO, ÂNGELA CRISTINA. ADMINISTRADORES, EMPREGADORES E. FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO. 2012.

DE SOUZA SANT'ANNA, Anderson. O Movimento em Torno da Competência e Formação de Administradores: Algumas Reflexões. Revista Gestão & Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2010.

DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim Técnico do SENAC, v. 27, n. 3, p. 13-25, 2001.

DELUIZ, Neise. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. Formação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 5-15, 2001.

DUBAR, Claude. A sociologia do trabalho frente à qualificação e à competência. Educação e Sociedade, v. 19, n. 64, p. 87-103, 1998.

DUTRA, Joel Souza; HIPÓLITO, José Antonio Monteiro; SILVA, Cassiano Machado. Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 161-176, 2000.

FLEURY, M. T. L.; Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5, pp. 183-196.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Alinhando estratégia e competências. Revista de administração de empresas, v. 44, n. 1, p. 44-57, 2004.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.

GIROLETTI, D. A. (2010). Tecendo a Realidade com Fragmentos do Passado: Estudo sobre a Influência de Aspectos Identitários e Culturais na Construção de Competências no Complexo Têxtil. Encontro da Anpad, 34, Rio de Janeiro: EnANPAD.

GITHAY, L.; FISCHER, Rosa Maria. Produzindo a flexibilidade: algumas reflexões sobre as aventuras e desventuras da gerência pós-moderna. In:Congresso Latino Americano de Sociologia do Trabalho. Águas de Lindoia: ALAST, 1996.

GONDIM, Sônia Maria Guedes; MORAIS, Franciane Andrade de; BRANTES, Carolina dos Anjos Almeida. Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 14, n. 4, p. 394-406, 2014

KUENZER, Acacia Zeneida. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim técnico do SENAC, v. 28, n. 2, 2002.

LANA, Manuela Sampaio; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: impactos na gestão de pessoas. Estação Científica Online. Juiz de Fora, n. 04, 2007.

LE BOTERF, Guy. De la compétence. Essai sur un attracteur étrange, 1994.

LIMA, Marcos Antonio Martins; FERREIRA, Jesuina Maria Pereira. Competências profissionais requeridas pelas organizações: percepção dos alunos de curso de Mestrado em Administração e Controladoria. Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences, v. 17, n. 1, 2014.

LOMBARDI, Marta F. Sambiase; NODARI, Luciana Davi Traverso. Competências adquiridas no Curso de Graduação em Administração de Empresas sob a ótica dos alunos formandos. RACE, Joaçaba, v. 7, n. 2, p. 117-130, 2008.

MARKERT, Werner. Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, 2002.

MCCLELLAND, David C.; DAILEY, C. Improving officer selection for the foreign service. Boston: McBer, p. 40-47, 1972.

NUNES, Simone Costa; PATRUS-PENA, Roberto. A Pedagogia das Competências em um Curso de Administração: o desafio de passar do projeto pedagógico à prática docente. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n. 40, p. 281, 2011.

PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes. Pátio. Revista Pedagógica, v. 11, p. 15-19, 1999.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed Editora, 2009.

PINSONNEAULT, Alain; KRAEMER, Kenneth. Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of management information systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993.

RESENDE, Enio. O livro das competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, v. 23, 2000.

ROBERTO, Hernández Sampieri; CARLOS, Fernández Collado; PILAR, Baptista Lucio. Metodología de la Investigación. 2006.

ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie. Saberes e competências. O uso de tais noções na escola e na empresa. Submissões apenas no endereço abaixo| Submissions only at the address below| Soumissions à l'adresse ci-dessous, v. 4, p. 207-208, 2013.

RUAS, Roberto et al. O conceito de competência de A a Z: análise e revisão nas principais publicações nacionais entre 2000 e 2004. ENCONTRO DA ANPAD, v. 29. 2005.

RUAS, Roberto Lima. A atividade gerencial no século XXI e a formação de gestores: alguns nexos pouco explorados. REAd: revista eletrônica de administração, vol. 6, n. 3, 2000.

RUAS, Roberto. Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, p. 242-269, 2001.

RUAS, Roberto; ANTONELLO, Claudia Simone; BOFF, Luiz Henrique. Os novos horizontes de gestão: aprendizagem organizacional e competências. Bookman Editora. 2008.

SPENCER, Lyle M.; SPENCER, Phd Signe M. Competence at Work models for superior performance. John Wiley & Sons, 2008.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZARIFIAN, Philippe. Mutação dos sistemas produtivos e competências profissionais: a produção industrial de serviço. Relação de serviço: produção e avaliação, p. 67-94, 2001.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. In: Objetivo competência: por uma nova lógica. Atlas, 20