Título Inglês:
Prevalent Factors of Banking Professionals' Job Satisfaction: An Integrative Review
Resumo:
O estudo teve o objetivo de identificar a presença de satisfação no trabalho dos profissionais do setor bancário e o papel da gerência dos serviços. Trata-se de uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em quatro bases eletrônicas, nos anos de 2015 e 2016. Foram selecionados 21 artigos publicados no período de 2010 a 2016. Os resultados mostraram índices diferenciados de satisfação no trabalho dos profissionais do setor bancário. Dentre os fatores positivos que podem interferir nessa satisfação estão: liderança participativa, ambiente de trabalho saudável e de aprendizagem, treinamento, comprometimento organizacional, entre outros. Conclui-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a reflexão dos profissionais das instituições financeiras, bem como gestores da área de saúde do trabalhador, quanto à necessidade de promoção da satisfação no trabalho dos funcionários, considerando que esta pode influenciar potencialmente o ambiente organizacional e trazer consequências para as metas ou resultados esperados pela organização.
Resumo Inglês:
The study aimed to identify the presence of satisfaction in the work of banking professionals and the role of service management. This is an integrative review and data collection was conducted in four electronic databases, in the years of 2015 and 2016. 21 articles published between 2010 to 2016 were selected. The results showed differentiated indices of satisfaction in the work of the professionals of the banking sector; The positive factors that may interfere in this satisfaction are: participative leadership, a healthy workplace and corporative training, organizational commitment, among others. It is concluded that the results of this study can contribute to the reflection of the professionals of the financial institutions, as well as managers of the worker's health area, regarding the need to promote satisfaction in the work of employees, considering that this can potentially influence the organizational environment and bring consequences to the goals or results expected by the organization.
Citação ABNT:
CORREA, R.; CAMELO, S. H. H.; LEAL, L. A. Satisfação no Trabalho dos Bancários e seus Fatores Determinantes – Uma Revisão Integrativa . Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 47, p. 65-84, 2017.
Citação APA:
Correa, R., Camelo, S. H. H., & Leal, L. A. (2017). Satisfação no Trabalho dos Bancários e seus Fatores Determinantes – Uma Revisão Integrativa . Revista Economia & Gestão, 17(47), 65-84.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p65
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48583/satisfacao-no-trabalho-dos-bancarios-e-seus-fatores-determinantes-----uma-revisao-integrativa-/i/pt-br
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