Concessão de Aeroportos no Brasil: A Transferência da Gestão do Aeroporto de Confins para a Iniciativa Privada Outros Idiomas

ID:
48584
Resumo:
Esse artigo estuda o processo de transferência da gestão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves- Confins do poder público para a iniciativa privada por meio da concessão. O edital do leilão e o contrato de concessão do Aeroporto de Confins foram os principais documentos estudados. Discute-se principalmente os pontos dessa concessão que destoam do regime de concessão previsto na legislação brasileira. Destaca-se que o alto valor de outorga no leilão é oposto à modicidade de tarifas, transformando a concessão em forma de o Estado arrecadar divisas e exigindo que o parceiro privado faça investimentos no setor aéreo como um todo. Outro ponto é a participação da Infraero, com 49% do capital social da concessionária, que cria um novo modelo de concessão, um híbrido que faz com que a União despenda e arrecade recursos de maneira concomitante. Com esse estudo pode-se concluir que a concessão do Aeroporto de Confins possui diversos aspectos controversos que deveriam ser profundamente discutidos pela academia e sociedade.
Citação ABNT:
PAIVA, I. D.; RIBEIRO NETO, W. C. Concessão de Aeroportos no Brasil: A Transferência da Gestão do Aeroporto de Confins para a Iniciativa Privada . Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 47, p. 85-104, 2017.
Citação APA:
Paiva, I. D., & Ribeiro Neto, W. C. (2017). Concessão de Aeroportos no Brasil: A Transferência da Gestão do Aeroporto de Confins para a Iniciativa Privada . Revista Economia & Gestão, 17(47), 85-104.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p85
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48584/concessao-de-aeroportos-no-brasil--a-transferencia-da-gestao-do-aeroporto-de-confins-para-a-iniciativa-privada-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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