Valores Pessoais, Atitudes e Intenção Empreendedora: Um Estudo com Estudantes de Graduação em Administração Outros Idiomas

ID:
48586
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.
Citação ABNT:
SCHAEFER, R.; NISHI, J. M.; GROHMANN, M. Z.; LÖBLER, M. L.; MINELLO, I. F. Valores Pessoais, Atitudes e Intenção Empreendedora: Um Estudo com Estudantes de Graduação em Administração . Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 47, p. 123-143, 2017.
Citação APA:
Schaefer, R., Nishi, J. M., Grohmann, M. Z., Löbler, M. L., & Minello, I. F. (2017). Valores Pessoais, Atitudes e Intenção Empreendedora: Um Estudo com Estudantes de Graduação em Administração . Revista Economia & Gestão, 17(47), 123-143.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48586/valores-pessoais--atitudes-e-intencao-empreendedora--um-estudo-com-estudantes-de-graduacao-em-administracao-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AJZEN, I. Behavioral Interventions: Design and Evaluation Guided by the Theory of Planned Behavior. In M.M. Mark, S.I. Donaldson, B. Campbel (Eds.) Social Psychology and Evaluation. Nova York: GUILFORD PRESS, 2011. p. 72-100.

AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes. v. 50. 1991. p. 179-211.

ALLPORT, G. W. Attitudes. In: MURCHISON, C. Handbook of Social Psychology. Worcester: Clark University Press, 1935. p. 798-844.

ALMEIDA, G. O. Valores, atitudes e intenção empreendedora: um estudo com universitários brasileiros e cabo-verdianos, 2013. 400 p. Tese (Doutorado em Administração). EBAPE Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, São Paulo, 2013.

BALCONI, S. B. A influência das atividades de educação empreendedoras sobre as características empreendedoras dos alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, 2016.

BOISSIN, J. P.; BRANDCHET, B.; EMIN, S.; HERBERT, J. I. (2009). Students and entrepreneurship: a comparative study of France and the United States. Journal of Small Business and Entrepreneurship, v. 22, n. 2, 2009, p. 101-122.

BROWN, D. Career choice and development. 4. ed. São Francisco: Jossey-Bass, 2002.

CEBULA, R.; LOPES, J. Determinants of student choice of undergraduate major field. American Educational Research Journal, v. 19, n. 2, 1982. p. 303-312.

DODD, S. D.; ANDERSON, A. R. Mumpsimus and the mything of the individualistic entrepreneur. International Small Business Journal, v. 25, n. 4, 2007, p. 341-360.

DUSCHITZ, C. C. Mudanças dos valores pessoais ao longo do ciclo de vida das pessoas. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2013.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FAYOLLE, A.; GAILLY, B. The Impact of Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Attitudes and Intention: Hysteresis and Persistence. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, 2015.

GUPTA, S.; KIM, H. W. Value-driven internet shopping: the mental accounting theory perspective. Psychology & Marketing, v. 27, n. 1, 2010, p. 13-35.

GUZMÁN-ALFONSO, C.; GUZMÁN-CUEVAS, J. Entrepreneurial intention models as applied to Latin America. Journal of Organizational Change Management, v. 25, n. 5, 2012, p. 721-735.

HAIR, et al. Análise Multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688p.

HAIR Jr, et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. 471 p.

HANDRIMURTJAHJO, A. D.; SETIADI, N. J.; KUNCORO, E. The Role of Entrepreneurship Education in Forming Students’ Entrepreneurial Attitudes. Advanced science letters. v. 21, n. 4, 2015.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

HODGES, N.; KARPOVA, E. Making a major decision: An exploration of why students enroll in fashion programs. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, v. 2, n. 2, p. 47-57, 2009.

JAYAWARDHENA, C. Personal values’ influence on e-shopping attitude and behaviour. Internet Research, v. 14, n. 2, p. 127-138, 2004.

KAHLE, L. R. Social values and social change: Adaptation to life in America. Nova York: Praeger. 1983

KOLVEREID, L. Predictions of employment status choice intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 21, n. 1, 1996, p. 45-57.

KRUGÜER; MINELLO, 2017. Atitude empreendedora em discentes de graduação: entre a teoria e a prática. Revista Alcance, v. 24, n. 2, 2017, p. 191-208.

KUCKERTZ, A.; WAGNER, M. The influence of sustainability orientation on entrepreneurial intentions: Investigating the role of business experience. Journal of Business Venturing, v. 25, n. 5, 2010, p. 524-539.

KUNDU, S.; RANI, S. Human resources’ entrepreneurial attitude orientation by gender and background: a study of Indian Air Force trainees. International Journal of Management and Enterprise Development, v. 5, n. 1, 2008.

LEFKOWITZ, J. Ethics and values in industrial-organizational psychology. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

LIMA, E.; NASSIF, V. M. J.; LOPES, R. M. A.; SILVA, D. Educação Superior em Empreendedorismo e Intenções Empreendedoras dos Estudantes Relatório do Estudo GUESSS Brasil 2013-2014. Grupo APOE Grupo de Estudo sobre Administração de Pequenas Organizações e Empreendedorismo, PPGA-UNINOVE. Caderno de pesquisa, n. 2014-03. São Paulo: Grupo APOE, 2014

LIMA, E.; NASSIF, V. M. J.; LOPES, R. M. A.; SILVA, D. Oportunities to improve entrepreneurship education: contributions considering Brazilian Challenges. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 4, p. 1033-1105, 2015.

LIÑÁN, F.; CHEN, Y. W. Development and Cross-Cultural Application of a Specific Instrument to Measure Entrepreneurial Intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, Baylor University, 2009.

LOPES, R. M. A. Referenciais para a educação empreendedora. In R. M. A. LOPES (org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, São Paulo: SEBRAE, 2010.

MADAN, M.; POPLI, A. Perception of educators on entrepreneurship education: an empirical study. The Journal of Indian Management & Strategy, v. 21, n. 3, 2016.

MANSTEAD, A. S. R. Attitudes. In: SMELSER, N. J.; BALTES, P. B. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, Oxford: Elsevier. Publisher, 2001.

MARTIN, M. A. G; PICAZO, M. T. Entrepreneurship And Economic Policy Objectives. IN: M. V. Bradshaw and P. T. Carrington, Entrepreneurship and its Economic Significance. Nova York: Nova Science Publishers, 2009. p. 193-204.

MCNALLY, J. J.; MARTIN, B. C.; HONIG, B; BERGMANN, B.; PIPEROPOULOS, P. Toward rigor and parsimony: a primary validation of Kolvereid's (1996) entrepreneurial attitudes scales. Entrepreneurship and regional development. v. 28, n. 5, 2016.

MINELLO, I. F. Resiliência e insucesso empresarial: o comportamento do empreendedor. Curitiba: Appris, 2014.

MOLAEI R.; ZALI, M. R.; MOBARAKI, M. H.; FARSI, J. Y. The impact of entrepreneurial ideas and cognitive style on students entrepreneurial intention. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, v. 6, n. 2, 2014, p. 140-162.

MUNIZ , C. N. S. Atitude empreendedora e suas dimensões: um estudo em micro e pequenas empresas. 54 p. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de pósgraduação em Administração da Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

OCTÍCIO, T. A. A. Intenções e comportamento empreendedores entre alunos universitários: o caso do Instituto Superior Técnico, 2012. 98 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial). IST Instituto Superio Técnico, Lisboa, Portugal, 2012.

OKUDAN, G. E.; RZASA, S. E. A project-based approach to entrepreneurial leadership education. Technovation, v. 26, n. 2, 2006, p. 195-210.

OSLON, J. M; ZANNA, M. P. Attitudes and attitude change, Annual Rev. Psychol., v. 44, 1993, p. 117-54.

PORTO, J. B.; TAMAYO, A. Estrutura dos Valores Pessoais: a Relação entre Valores Gerais e Laborais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 63-70, 2007.

ROBINSON, P.; STIMPSON, J.; HEUFNER, H.; HUNT, H. An attitude approach to the prediction of entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 15, 1991, p. 1331.

ROCHA, E. L. C. A influência da participação em atividades educacionais de formação em empreendedorismo no perfil empreendedor de estudantes de administração de empresas. 2012. 98 p. Dissertação (Mestrado em Administração). Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

ROKEACH, M. The nature of human values. Nova York: The Free Press, 1973.

SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Pensamento Contemporâneo em Administração. v. 10, n. 3, p. 60-81, 2016.

SCHIFFMAN, L.; SHERMAN, E.; LONG, M. Toward a better understanding of the interplay of personal values and the Internet. Psychology and Marketing, v. 20, n. 2, 2003. p. 169-186.

SCHWARTZ, S. H.; BILSKY, W. Toward a theory of the universal content and structure of values: Extensions and cross-cultural replications. Journal of Personality and Social Psychology, v. 58, n. 5, 1990, p. 878-891.

SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: Theoretical advances and empirical tests in 20 countries. In: ZANNA, M. P. Advances in experimental social psychology. v. 24. San Diego: Academic, 1992. p. 1-65.

SCHWARTZ, S. H. Valores Humanos Básicos: seu contexto e estrutura intercultural. In: A. TAMAYO, J.B. PORTO (org.). Valores e comportamento nas Organizações. Petrópolis: Vozes. pp. 21-55, 2005.

SHANE, S.; LOCKE, E. A.; COLLINS C. J. Entrepreneurial Motivation, Human Resource Management Review, v. 13, p 257-279, 2003.

SHIM, S.; MAGGS, J. A cognitive and behavioral hierarchical decision-making model of college students’ alcohol consumption. Psychology and Marketing, v. 22, n. 8, 2005. p. 649-668.

SHIM, S.; WARRINGTON, P.; GOLDSBERRY, E. A personal value-based model of college students’ attitudes and expected choice behavior regarding retailing career. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 28, n. 1, 1999, p. 25-51.

SHOOK, C. L.; PRIEM, R. L.; MCGEE, J. E. Venture creation and the enterprising individual: A review and synthesis, Journal of Management, v. 29, n. 3, 2003, p. 79-399.

SMITH, B. R.; BARR, T. F.; BARBOSA, S. D.; KICKUL, J. R. Social entrepreneurship: A grounded learning approach to social value creation. Journal of Enterprising Culture, v. 16, n. 4, 2008, p. 339-362.

SMITH, D. A.; LOHRKE, F. T. Entrepreneurial network development: Trusting in the process. Journal of Business Research, v. 61, n. 4, 2008, p. 315-322.

THOMAS, A. S. AND MUELLER, S. L. A Case for Comparative Entrepreneurship: Assessing the Relevance of Culture. Journal of International Business Studies, v. 31, n. 2, 2000, p. 287-301-301.

TSCHÁ, E. R.; CRUZ NETO, G. G. (2014) Empreendendo colaborativamente ideias, sonhos, vidas, e carreiras: o caso das células empreendedoras. In: F. A. P. GIMENEZ ET. AL. (org.) Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da UFPR. 2014.

TURAN, M. SEIL NAZHIMUDINOVA, S.; KARA, A. A Comparative Study of Entrepreneurial Attitudes and Attributes of Turkish and Kyrgyz Entrepreneurs In: M. V. Bradshaw, P. T. Carrington, Entrepreneurship and its Economic Significance. Nova York: Nova Science Publishers, Inc, 2009. p. 205-215.

WATCHRAVESRINGKAN, K. et al. Modeling Entrepreneurial Career Intentions among Undergraduates: An Examination of the Moderating Role of Entrepreneurial Knowledge and Skills. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 41, n. 3, p. 325-342, 2013.