Percepções dos Gestores Varejistas sobre suas Competências de Marketing Outros Idiomas

ID:
48615
Resumo:
Este estudo teve como objetivo principal identificar os fatores que compõem as competências de marketing no varejo. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário estruturado, que foi aplicado junto a 199 gestores varejistas pertencentes ao mercado varejista de produtos e serviços. De maneira geral, infere-se que os gestores varejistas consideram a imagem da loja e a qualidade do produto/serviço como sendo as principais competências de marketing de suas empresas, o que resulta em uma atenção efetiva com a imagem da empresa. Por fim, identificou-se quatro fatores que sistematizaram as competências de marketing no varejo: orientação para o mercado, capacidades internas, ambiente de negócios e estrutura/processos. Como contribuições teóricas, destacamse o agrupamento dos vinte atributos das competências de marketing em quatro fatores e o não analisar especificamente o setor supermercadista. Na prática, estes quatro fatores podem ser utilizados pelos gestores varejistas para definir seus novos planos de marketing e novos investimentos em treinamento e desenvolvimento.
Citação ABNT:
GUZZO, M. S. P.; MAINARDES, E. W.; LAURETT, R. Percepções dos Gestores Varejistas sobre suas Competências de Marketing. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 8, n. 2, p. 2080-2104, 2017.
Citação APA:
Guzzo, M. S. P., Mainardes, E. W., & Laurett, R. (2017). Percepções dos Gestores Varejistas sobre suas Competências de Marketing. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 8(2), 2080-2104.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v8n2p2080-2104
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48615/percepcoes-dos-gestores-varejistas-sobre-suas-competencias-de-marketing/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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