A Motivação Hedônica no Consumo de Bens Virtuais Cosméticos em Jogos Online Outros Idiomas

ID:
48720
Resumo:
Esta pesquisa verificou a percepção do comprador de bens virtuais cosméticos em jogos online. Bens virtuais cosméticos são roupas, pets, mobiliário entre outras modificações visuais para o avatar (representação virtual do jogador) ou para o ambiente em que este se encontra. O estudo contou com 96 participantes de todos os continentes do mundo. A coleta foi realizada por meio de fóruns online e dentro do jogo League of Legends, bem como questionários distribuídos em universidades brasileiras. A técnica de análise foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os consumidores destes bens são motivados pelo papel representado e pela gratificação. Mas também emergiu um novo fator que desafia o pesquisador a categorizá-lo de três possíveis formas, seguindo a literatura. Observou-se que existe um mercado de consumo para bens virtuais cosméticos, com consumidores voltados a presentear amigos online e a obter uma sensação de felicidade ao adquirir este tipo de bem. Além disso, há uma parcela que se contenta em investir para apoiar o desenvolvedor do jogo - o que parece ser a emersão da nova categoria citada.
Citação ABNT:
LEITINHO, R. R.; FARIAS, J. S. A Motivação Hedônica no Consumo de Bens Virtuais Cosméticos em Jogos Online. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 1, p. 65-79, 2018.
Citação APA:
Leitinho, R. R., & Farias, J. S. (2018). A Motivação Hedônica no Consumo de Bens Virtuais Cosméticos em Jogos Online. Revista Brasileira de Marketing, 17(1), 65-79.
DOI:
10.5585/remark.v17i1.3486
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48720/a-motivacao-hedonica-no-consumo-de-bens-virtuais-cosmeticos-em-jogos-online/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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