A análise da situação no plano de marketing: comparando abordagens Outros Idiomas

ID:
48733
Resumo:
A análise da situação está inserida no contexto do plano de Marketing e seu objetivo é trazer um entendimento claro da situação presente da organização em seu mercado e para onde está caminhando no futuro, ajudando, assim, nas definições posteriores de como sustentar seu crescimento no longo prazo. Dada a sua importância, diversos autores propõem suas próprias abordagens para essa fase do plano. De forma geral, a maioria dos autores inclui uma análise interna e externa em seus modelos de análise da situação, apontando os pontos que consideram mais relevantes em cada etapa. Assim, este artigo descreve e compara as abordagens de diversos autores na análise da situação aplicadas ao plano de marketing, mostrando que há uma convergência entre os autores pesquisados na importância do levantamento de informações internas da empresa, informações externas englobando concorrência, mercado e ambiente, na análise do posicionamento da empresa neste ambiente, e em quais seriam então suas ameaças a serem evitadas e oportunidades a serem aproveitadas de modo a traçar uma rota a ser seguida pelas organizações. As principais diferenças entre as perspectivas dos autores e direcionamentos para futuros desenvolvimentos teóricos são discutidos.
Citação ABNT:
RODRIGUES, D. B.; MURADIAN, M. B. A.; CAMPOMAR, M. C. A análise da situação no plano de marketing: comparando abordagens. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 4, n. 2, p. 49-58, 2014.
Citação APA:
Rodrigues, D. B., Muradian, M. B. A., & Campomar, M. C. (2014). A análise da situação no plano de marketing: comparando abordagens. Revista Interdisciplinar de Marketing, 4(2), 49-58.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português