O Uso de Blogs Enquanto Espaços Colaborativos para a Produção e o Compartilhamento da Informação na Área de Secretariado Executivo Outros Idiomas

ID:
48902
Resumo:
A internet se constitui em um ambiente repleto de conteúdos, disseminados a partir de diferentes meios e formatos, destacando-se, dentre eles, os blogs. Esses websites são páginas que permitem a postagem de conteúdos e a interação de seus usuários, podendo funcionar como espaços virtuais para a criação de novos conhecimentos e disseminação da informação. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os blogs da área de Secretariado Executivo vêm sendo utilizados como ferramentas colaborativas para a construção de conhecimentos e disseminação da informação. Para tanto, procedeu-se a uma investigação exploratória de quatro blogs que versam sobre temas relacionados à área secretarial. Por meio da pesquisa realizada, cujos dados foram analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa, observou-se que os blogs analisados disponibilizam grande volume de conteúdos relacionados às práticas profissionais de Secretariado Executivo, com dicas, relatos de experiências e assuntos que abordam o cotidiano do secretário executivo. Entretanto, apesar de todos funcionarem sob uma perspectiva colaborativa, oferecendo os espaços para a interação entre seus usuários e possibilitando a construção de conhecimentos, apenas em um destes blogs foi possível identificar a interação entre seus seguidores. Os resultados permitiram concluir que existe a necessidade de se empregar esforços para que as interações entre os usuários, a troca de experiências e o compartilhamento de conteúdos seja fomentado em todos os blogs da área secretarial, potencializando, assim, o aproveitamento desses espaços e das ferramentas que eles oferecem.
Citação ABNT:
SILVA, K. A.; SAEGER, M. M. M. T.; ANDRADE, T. S.; ZAMPIER, M. B. O Uso de Blogs Enquanto Espaços Colaborativos para a Produção e o Compartilhamento da Informação na Área de Secretariado Executivo . Revista de Gestão e Secretariado, v. 8, n. 3, p. 224-248, 2017.
Citação APA:
Silva, K. A., Saeger, M. M. M. T., Andrade, T. S., & Zampier, M. B. (2017). O Uso de Blogs Enquanto Espaços Colaborativos para a Produção e o Compartilhamento da Informação na Área de Secretariado Executivo . Revista de Gestão e Secretariado, 8(3), 224-248.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v8i3.710
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/48902/o-uso-de-blogs-enquanto-espacos-colaborativos-para-a-producao-e-o-compartilhamento-da-informacao-na-area-de-secretariado-executivo-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Araújo, C. (2015). O que são blogs?InfoEscola. http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Cooper, D. R.; Schindler, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em Administração. (10a ed). Porto Alegre: Bookman.

Galindo, A.; Carvalho, J. C.; Souza, E. C. P. (2012). Cursos de Bacharelado em Secretariado na região Norte do Brasil: análise exploratória de suas matrizes curriculares. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, 3(1), 134-158.

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05. Leiria, Portugal.

Lévy, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. (2a ed). Rio de Janeiro: Ed. 34.

Machado, A. (2014). Estudo da EMC prevê que volume de dados virtuais armazenados será seis vezes maior em 2020. O Globo. .

Martins, G. A. Theóphilo, C. R. (2016). Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. (3a ed). São Paulo: Atlas.

Nd. (2005). Resolução n° 3, de 23 de junho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação.

Okabe, M. (2009). O que é um blog e para que serve. Vida Digital - Usando a tecnologia de forma fácil e divertida. .

Pinho Neto, J. A. S. (2010). Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo sobre o Orkut. BOCC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, (1), 01-18.

Rosenfeld, L.; Morville, P. Arango, J. (2015) Information architecture for the world wide web: designing for the web and beyond. (4a ed). Sebastopol, CA: O’Reilly Media.

Sabino, R. F.; Rocha, F. G. (2004). Secretariado: escriba ao webwrite. Rio de Janeiro: Brásport.

Saeger, M. M. M. T.; Rocha, D. M.; Andrade, T. S.; Barbotin, M. A. S. P. (2015). Ferramentas de tecnologia da informação e comunicação como suporte às atividades do Secretário Executivo. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 6(2), 65-87.

Santos, P. L. V. A. C.; Carvalho, Â. M. G. (2009). Sociedade da informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Inf. Soc., 19(1), 4555.

Virilio, P. (2005). As perspectivas do tempo real. In: Virilio, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34.