Uma discussão sobre a viabilidade da Pesquisa-Ação na Contabilidade Outros Idiomas

ID:
4893
Resumo:
Discute-se neste trabalho a possibilidade de aplicação da Pesquisa-Ação na solução de problemas detectados em ambientes organizacionais, tendo assim como objetivo demonstrar a eficiência da Pesquisa-Ação na contabilidade, como metodologia formadora de soluções para tais ambientes. A abordagem do problema caracteriza-se como qualitativa e a metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho fundamenta-se na Pesquisa-Ação, em razão do autor ser um participante ativo e com ações reais no trabalho final implementado na instituição pesquisada, a qual é um hospital filantrópico. Aplicaram-se as quatro fases da Pesquisa-Ação definidas no referencial teórico, quais sejam: exploratória, aprofundada, ação e avaliação, sendo apresentado o resultado com as devidas considerações em cada uma das quatro fases, bem como ao final. Constatou-se a importância da pesquisa-ação, tendo em vista que além de solucionar o problema detectado, ainda sugeriu algumas mudanças que são importantes para a administração da entidade, além de provê-la com informações úteis e fundamentais para o sucesso daquela instituição no controle do seu patrimônio. Por outro lado, este trabalho demonstrou a viabilidade da Pesquisa-Ação na contabilidade, enquanto técnica de pesquisa, cuja capacidade de superar impasses entre teoria e prática, por meio da interação e exploração de ambas, é capaz de formar soluções para os ambientes organizacionais.
Citação ABNT:
SOARES, M.; PATON, C.; SANTOS, A. F. D.; BEZERRA, F. A. Uma discussão sobre a viabilidade da Pesquisa-Ação na Contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 3, n. 7, art. 7, p. 109-126, 2009.
Citação APA:
Soares, M., Paton, C., Santos, A. F. D., & Bezerra, F. A. (2009). Uma discussão sobre a viabilidade da Pesquisa-Ação na Contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, 3(7), 109-126.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4893/uma-discussao-sobre-a-viabilidade-da-pesquisa-acao-na-contabilidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português