Influência de Fatores Contingenciais no Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis

ID:
49061
Resumo:
Objetivo: - Este estudo objetiva averiguar a influência de fatores contingenciais no desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Educação Superior (Ifes). Método: - Esta pesquisa descritiva de abordagem quantitativa do problema foi realizada por meio de um levantamento junto aos discentes de uma Ifes do sul do Brasil, com uma amostra de 295 respondentes. Resultados: - Os resultados do teste KrusKal-Wallis apontam que dos fatores contingenciais externos pesquisados, nível de instrução do pai, horas de estudo semanal extraclasse e experiência profissional mostraram-se influenciadores do desempenho acadêmico. Em relação ao ambiente institucional da Ifes pesquisada, as variáveis latentes ambiente interno, sistema técnico e estratégia do Projeto Pedagógico do curso indicaram influenciar positivamente o desempenho acadêmico. Já as variáveis latentes estrutura e estratégia do corpo docente não apresentaram relação estatisticamente significativa. Esses resultados provocaram inquietações e são um alento para testar a validade dos construtos em outros ambientes institucionais. Conclusões: - Conclui-se que, dos fatores externos, as variáveis nível de instrução do pai, horas de estudo semanal extra classe e experiência profissional influenciaram o desempenho acadêmico, enquanto que do ambiente institucional, os construtos ambiente interno, sistema técnico e estratégia do Projeto Pedagógico do Curso mostraram-se influenciadores do desempenho acadêmico dos discentes da Ifes investigada.
Citação ABNT:
AMARO, H. D.; BEUREN, I. M. Influência de Fatores Contingenciais no Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 1, p. 22-44, 2018.
Citação APA:
Amaro, H. D., & Beuren, I. M. (2018). Influência de Fatores Contingenciais no Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 12(1), 22-44.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v12i1.1581
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49061/influencia-de-fatores-contingenciais-no-desempenho-academico-de-discentes-do-curso-de-ciencias-contabeis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português