Geração e Distribuição de Valor Adicionado por Empresas de Controle Estatal e Privado do Setor Elétrico Brasileiro Outros Idiomas

ID:
49127
Resumo:
Este trabalho buscou contribuir para a discussão sobre privatização, comparando empresas de controle estatal e privado do setor elétrico brasileiro quanto à sua capacidade de geração e distribuição de riqueza nos anos de 2014 e 2015, possibilitando a análise do comportamento destas firmas em um ano de crise do setor (2014) e em um ano de recuperação econômica (2015). O objetivo principal da pesquisa foi identificar, por meio do desenvolvimento de indicadores que vinculam informações da Demonstração de Valor Adicionado e o ativo das empresas, como as companhias elétricas públicas e privadas se diferenciam em relação ao seu potencial de utilização de ativos para a geração de valor adicionado aos integrantes da sociedade. O presente estudo, embasado na teoria da agência, é relevante por auxiliar na compreensão sobre como firmas com diferentes origens de capital controlador geram e adicionam valor adicionado por meio da utilização dos seus ativos, além de identificar como estas se portam em um cenário de crise, gerando riquezas e distribuindo-as. Os resultados auxiliam na discussão sobre os benefícios da privatização, fornecendo novas métricas de avaliação e evidências empíricas. Para comparação das empresas, utilizou-se a estatística descritiva dos dados e o teste de Mann-Whitney, que em conjunto com os indicadores desenvolvidos permitiram o teste das hipóteses de estudo. Os resultados contrariam a premissa de que empresas privadas apresentam melhor desempenho financeiro e pagam mais tributos. Além disso, reforçam a visão de que empresas de controle do Estado focam nos impactos em indicadores sociais, como a distribuição de renda e a taxa de emprego.
Citação ABNT:
CRUZ, F. R.; MACHADO, N. V. A. R.; CUNHA, J. V. A. Geração e Distribuição de Valor Adicionado por Empresas de Controle Estatal e Privado do Setor Elétrico Brasileiro. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 16, n. 1, p. 36-45, 2018.
Citação APA:
Cruz, F. R., Machado, N. V. A. R., & Cunha, J. V. A. (2018). Geração e Distribuição de Valor Adicionado por Empresas de Controle Estatal e Privado do Setor Elétrico Brasileiro. Revista Capital Científico - Eletrônica, 16(1), 36-45.
DOI:
10.5935/2177-4153.20180003
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49127/geracao-e-distribuicao-de-valor-adicionado-por-empresas-de-controle-estatal-e-privado-do-setor-eletrico-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português