Medição da Experiência Turística em Quito Outros Idiomas

ID:
49211
Resumo:
Embora a experiência turística tenha sido um assunto profundamente estudado, a necessidade de aplicar novos métodos para a sua medição a partir de uma perspectiva holística ainda permanece latente. O objetivo desta pesquisa é medir a experiência turística em Quito através do método de avaliação resumida com base em um conjunto abrangente de dimensões e indicadores propostos na literatura especializada e sua disposição gráfica através da matriz de análise importância - desempenho. Para fazer isso, uma análise é realizada de forma descritiva e inferencial, através da qual é validada uma proposta teórica de dimensões e indicadores da experiência do turismo, determinando a importância das dimensões e do desempenho percebido nelas, identificando os fatores influentes na satisfação do turista. O estudo valida o modelo teórico sujeito ao contraste empírico e mostra que a experiência turística em Quito é altamente satisfatória e influenciada por vinte e um aspectos-chave. Finalmente, a pesquisa determina que, nas dimensões: singularidade, qualidade multisensorial, qualidade racional e desenvolvimento pessoal, a experiência é equilibrada com as expectativas dos turistas durante a viagem; enquanto as dimensões: desenvolvimento e responsabilidade relacionais, experiência são percebida abaixo das expectativas.
Citação ABNT:
MATOVELLE, P. A. T.; BAEZ, S. Tourist Experience Measurement in Quito City . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 12, n. 1, p. 133-156, 2018.
Citação APA:
Matovelle, P. A. T., & Baez, S. (2018). Tourist Experience Measurement in Quito City . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 12(1), 133-156.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1359
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49211/medicao-da-experiencia-turistica-em-quito/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
Bosangit, C.; Hibbert, S.; McCabe, S. (2015). ‘If I was going to die I should at least be having fun: Travel blogs, meaning and tourist experience. Annals of Tourism Research, 55, 1-14.

Burns, P.; Holden, A. (1995). Tourism: A new perspective. New Jersey: Prentice Hall. 239.

Cetin, G.; Bilgihan, A. (2015). Components of cultural tourists’ experiences in destinations. Current Issues in Tourism, (February), 1-18. doi: 10.1080/13683500.2014.994595

Cevdet, M.; Erkut, B. (2015). Cultural tourism in Istanbul: The mediation effect of tourist experience and satisfaction on the relationship between involvement and recommendation intention. Journal of Destination Marketing & Management, Article in press. http://dx.doi.org/10.1016/j.jdmm.2015.06.00 3i

Chen, C.; Chen, F. (2010). Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tourism Management, 31(1), 29-35.

Fusté Forné, F.; Nava Jiménez, C. (2015). La Experiencia Turística y su Crítica Intercultural. Turismo em Análise, 26(4), 843-858.

Hosany, S.; Witham, M. (2010). Dimensions of cruisers’ experiences, satisfaction, and intention to recommend. Journal of Travel Research, 49(3), 351-364.

Hossany, S. & Gilbert, D. (2014). Measuring Tourists’ Emotional Experiences toward Hedonic Holiday Destinations. Journal of Travel Research, 49(4), 513-526.

Ingram, C.; Caruana, R.; McCabe, S. (2017). Participative inquiry for tourist experience Claire. Annals of Tourism Research, 65, 13-24.

Karayilan, E.; Cetin G. (2016). Tourism Destination: Design of Experiences. En: M. Sotiriadis & D. Gursoy (Eds.) The Handbook of Managing and Marketing Tourism Experiencies. (pp. 65-84) Bingley: Emerald Group Publishing Limited.

Kim, H.; Ritchie, J.; McCormick, B. (2010). Development of a Scale to Measure Memorable Tourism Experiences. Journal of Travel Research, 51(1), 12-25.

Kim, J. (2014). The antecedents of memorable tourism experiences: The development of a scale to measure the destination attributes associated with memorable experiences. Tourism Management, 44, 34-45.

Larsen, S. (2007). Aspects of a Psychology of the Tourist Experience. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 7(1), 7-18.

Martin, D.; Castellanos, M.; Oviedo, M. (2010). A visitor’s evaluation index for a visit to an archaeological site. Tourism Management, 31(5), 590-596

Mendes, J.; Valle, P.; Guerreiro, M.; Silva, J. (2010). The tourist experience: Exploring the relationship between tourist satisfaction and destination loyalty. Tourism, 58(2), 111-126.

Nunnally, J.; Bernstein, I. (1994). Psychometric theory. 3 ed. New York: McGraw Hill

Oakeshot, M. (1933) Experiences and its modes. Cambridge Philosophy Classics Edition, Cambridge: Cambridge University Press.

Otto, J.; Ritchie, J. (1996). The service experience in tourism. Tourism Management, 17(3), 165-174.

Park, S. & Almeida, C. (2016) Exploring the Tourist Experience: A Sequential Approach. Journal of Travel Research, (January), 1-12.

Pine, J.; Gilmore, J. (1998). Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, 76(4), 97-105.

Prayag, G.; Hosany, S.; Odeh, K. (2013). The role of tourists' emotional experiences and satisfaction in understanding behavioral intentions. Journal of Destination Marketing & Management, 2, 118-127.

Pulido, J.; Navarro, U. (2014). Identificación de ítems para medir las experiencias del turista en destino. Cultur, Revista de Cultura e Turismo, 8(1), 4-34.

Rivera, M. (2013). El turismo experiencial como forma de turismo responsable e intercultural. Universidad de Córdova, Cátedra Intercultural (Eds). Jornadas sobre Investigación e Innovación para la Interculturalidad. (pp. 199-217) Córdoba, España

Rodríguez, M.; Frías, D.; Castañeda, J. (2013). The moderating role of past experience in the formation of a tourist destination’s image and in tourists’ behavioural intentions. Current Issues in Tourism, 16(2), 107-127. doi: 10.1080/13683500.2012.665045

Sernatur (2016). Manual de Diseño Experiencias Turísticas. Verde Ltda. Santiago, Chile.

Sharpley, R.; Stone, P. (2011). Introduction: Thinking about the tourist experience. En: R. Sharpley & P. R. Stone (Eds.), Tourism experience; contemporary perspectives. pp. 1-8. Abingdon, Oxon: Routledge.

Tussyadiah, L. (2014). Toward a Theoretical Foundation for Experience Design in Tourism. Journal of Travel Research, 53(5), 543-564

Wearing, S.; Foley, C. (2017). Understanding the tourist experience of cities. Annals of Tourism Research, 65, 97-107.

Aho, S. (2001). Towards a general theory of touristic experiences: Modelling experience process in tourism. Tourism Review, 56(3/4), 33-37.

Carballo, F.; Moreno, S.; León, C.; Ritchie, J. (2015). La creación y promoción de experiencias en un destino turístico: un análisis de la investigación y necesidades de actuación. Cuadernos de Turismo, (35), 71-94.

Hernández, F.; Vargas J.; Aguilar, J. (2015) El efecto emocional de una experiencia turística: el mercado de artesanías de Oaxaca, México. Cathedra et Scientia. International Journal, 1(1), 147-154.

Naehyun, J.; Lee, S.; Lee, H. (2015). The effect of Experience Quality on Perceived Value, Satisfaction, Image and Behavioral Intention of Water Park Patrons: New versus Repeat Visitors. Internacional Journal of Tourism Research, 17, 82-95. doi: 10.1002/jtr.1968

Ryan, C. (2010). Ways of Conceptualizing the Tourist Experience: A Review of Literature. Tourism Recreation Research, 35(1), 37-46.