Preconceito como Sinal de Hostilidade nas Relações entre Imigrantes: O Caso de Caxias do Sul-RS, Brasil Outros Idiomas

ID:
49243
Resumo:
O migrante quando escolhe uma sociedade de destino espera ser acolhido e a hospitalidade reflete a posição que os membros do local geram quando se defrontam com a experiência migratória do outro. O presente estudo tem como objetivo identificar as ações que uma cidade desencadeia quando se depara com imigrantes que escolheram a localidade como lugar de destino. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza como fonte os resultados de entrevistas narrativas realizadas entre 2015 e 2016 na cidade de Caxias do Sul. A escolha dos entrevistados deu-se pela experiência que os mesmos tinham devido suas atuações profissionais em instituições públicas e privadas que lidam com migrantes na cidade de Caxias do Sul. A análise das narrativas de agentes sociais que atuam em serviços de atendimento aos imigrantes evidencia que muitos deles sofrem atos de violência explícita e simbólica, por meio de gestos, palavras e atitudes hostis, quando do contato com moradores da cidade.
Citação ABNT:
CAMARGO, C. S.; HERÉDIA, V. B. M. Preconceito como Sinal de Hostilidade nas Relações entre Imigrantes: O Caso de Caxias do Sul-RS, Brasil . Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 10, n. 2, p. 388-402, 2018.
Citação APA:
Camargo, C. S., & Herédia, V. B. M. (2018). Preconceito como Sinal de Hostilidade nas Relações entre Imigrantes: O Caso de Caxias do Sul-RS, Brasil . Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 10(2), 388-402.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v10i2p388
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49243/preconceito-como-sinal-de-hostilidade-nas-relacoes-entre-imigrantes--o-caso-de-caxias-do-sul-rs--brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Barretto, M.(2009). Interfaces entre turismo e migrações: uma abordagem epistemológica. Pasos: Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, 7(1), 1-11.

Bauer, M. W. & Gaskell, G. (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes.

Becker, O. M. S. (1997). Mobilidade espacial da população: conceitos, tipologia, contextos. In: Castro, I. E., Gomes, P. C. da C. & Corrêa, R. L. Explorações geográficas: percursos no fim do século, p. 319-367. Rio de Janeiro: Bertrand.

Camargo, L. O. de L. (2004). Hospitalidade. São Paulo: Aleph.

Derrida, J. (2004). Auto-imunidade: suicídios reais e simbólicos. Um diálogo com Jacques Derrida. In: Borradori, G. Filosofia em tempo de terror: diálogos com Habermas e Derrida. Rio de Janeiro: J. Zahar.

Derrida, J. (2013). Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Perspectiva.

Derrida, J.& Dufourmantelle, A. (2003). Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. São Paulo: Escuta.

Elias, N. & Scotson, J. L. (2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar.

Farias, A. B. (2014). Filosofia da hospitalidade para uma futura ética do estrangeiro. In: Santos, M. M. C. & Baptista, I. (org). Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Caxias do Sul-RS: Educs.

Herédia, V. B. M. (1997). Processo de Industrialização da zona colonial italiana. Caxias do Sul: Educs.

Kant, I. (1989). À paz perpétua. Porto Alegre: L&PM.

Lévinas, E. (1988). Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70.

Lucena, C. T. & Gusmão, N. M. M. (orgs). (2006). Discutindo identidades. São Paulo: Humanitas, CERU.

Lucena, F.C. (2007). Negros misturados: um estudo de caso sobre identidade em Mossoró-RN. Dissertação. Mestrado em Antroplogia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Mauss, M. (1974). Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU.

Sayad, A. (1998). A imigração: ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp

Seyferth, G. (2002). O beneplácito da desigualdade: breve digressão sobre racismo. In: Seyferth, G.; Bento, M.A.S.; Da Silva, M.P.; Pereira, J.B.B.; Siqueira, M.de L.; Silvério, V.R. & Gomes, J.B. Racismo no Brasil. São Paulo: Peirópolis; Abong.

Seyferth, G. (2011). A dimensão cultural da imigração. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 26(77), 47-62.

Tedesco, J..C & Grzybovski, D. (2011). Senegaleses no norte do Rio Grande do Sul: integração cultural, trabalho e dinâmica migratória internacional. Revista Espaço Pedagógico, 18(2), 336-355.