Análise dos Critérios Utilizados em Relação aos Estoques Obsoletos em uma Empresa Atacadista Outros Idiomas

ID:
49388
Resumo:
Considerando que a gestão e o controle dos estoques são processos fundamentais para organizações que querem seguir competitivas no mercado atual tão concorrido, o presente estudo teve como objetivo conhecer os procedimentos utilizados por uma empresa do ramo atacadista, em relação à provisão de estoques obsoletos, bem como verificar se as regras aplicadas estão de acordo com a legislação vigente. Para tanto, o método de trabalho adotado foi o indutivo-dedutivo, com abordagem quanti-qualitativa, por meio de pesquisa de campo do tipo estudo de caso, empregando como referencial os documentos da própria empresa, além de livros e artigos relevantes à temática. Como resultado, foi possível constatar que o conceito de estoque obsoleto utilizado pela empresa diverge dos conceitos apresentados na literatura e também na legislação contábil. No entanto, não foi possível mensurar os impactos dos estoques obsoletos sobre o resultado, devido à utilização de conceito comercial para apurar o valor para provisão.
Citação ABNT:
LEMES, E. A.; LIMA, E. M. Análise dos Critérios Utilizados em Relação aos Estoques Obsoletos em uma Empresa Atacadista. Revista Mineira de Contabilidade, v. 19, n. 1, p. 68-79, 2018.
Citação APA:
Lemes, E. A., & Lima, E. M. (2018). Análise dos Critérios Utilizados em Relação aos Estoques Obsoletos em uma Empresa Atacadista. Revista Mineira de Contabilidade, 19(1), 68-79.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49388/analise-dos-criterios-utilizados-em-relacao-aos-estoques-obsoletos-em-uma-empresa-atacadista/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português