Análise do Impacto da Emissão de Debêntures no Valor das Companhias Brasileiras Outros Idiomas

ID:
49482
Periódico:
Resumo:
Esta pesquisa almejou analisar o impacto da emissão de debêntures no valor das companhias brasileiras. Neste contexto, utilizou-se do estudo de eventos para medir os retornos anormais e retornos anormais acumulados em 4 janelas distintas. A janela de estimação usada correspondeu a 252 retornos anteriores a janela do evento. Os dados foram coletados no Sistema Nacional de Debêntures e na Plataforma Bloomberg. Após passar por critérios de seleção, chegou-se a um total de 436 eventos equivalentes a 632 debêntures de 124 empresas distintas compreendendo o período de 1995 a 2017. No que se refere aos retornos anormais e acumulados, empregou-se o Teste t para medir a significância estatística a 5%. Notou-se que cerca de 16% dos eventos foram estatisticamente relevantes em pelo menos uma das 4 janelas. Observando as somas dos retornos, constata-se certa paridade entre os eventos que reagiram positivamente aos que reagiram negativamente. Os resultados de maneira geral não permitem constatar ou refutar que o mercado assimilou de maneira eficiente a emissão de novas dívidas. Além do mais, buscando verificar quais informações poderiam ajudar a explicar a existência ou não de retornos anormais estatisticamente significativos, não se obteve indícios de diferenças entre os dois grupos a 5% de significância.
Citação ABNT:
ETTORE, L. A. G.; MAIA, V. M.; MACEDO, M. A. S. Análise do Impacto da Emissão de Debêntures no Valor das Companhias Brasileiras . Pensar Contábil, v. 20, n. 71, p. 24-33, 2018.
Citação APA:
Ettore, L. A. G., Maia, V. M., & Macedo, M. A. S. (2018). Análise do Impacto da Emissão de Debêntures no Valor das Companhias Brasileiras . Pensar Contábil, 20(71), 24-33.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49482/analise-do-impacto-da-emissao-de-debentures-no-valor-das-companhias-brasileiras-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português