Análise das Principais Lojas de Comércio Eletrônico do País sob a Ótica do Marketing Digital nas Redes Sociais Virtuais Outros Idiomas

ID:
49490
Resumo:
As mídias sociais proporcionam a aproximação da empresa com o cliente, divulgação e vendas de produtos. Entretanto, são escassas as investigações no país que avaliam as estratégias que as empresas de CE adotam para um relacionamento dentro das redes sociais virtuais. Este estudo visa descrever as atividades desenvolvidas por importantes empresas de comércio eletrônico dentro das fanpages do Facebook e identificar o engajamento dos usuários para com essas atividades desenvolvidas nas redes de relacionamento, assim como verificar quais atividades geram maior engajamento por parte dos clientes A pesquisa é do tipo descritiva e quantitativa, e utiliza a técnica de observação sistemática direta das fanpages. Á rede social virtual a ser monitorada é o Facebook, tendo em vista o grande número de usuários que possuí. Os resultados do estudo indicam que, diante das atividades exercidas pelas lojas no Facebook, as imagens aparecem como a ferramenta mais utilizada, seguida dos links. Quanto ao conteúdo das postagens, nota-se que estes variam de acordo com o foco das empresas. No que tange ao engajamento do usuário com a loja, observou-se que as taxas de curtidas são superiores às de comentários, o que pode indicar que os usuários buscam atividades que exijam menos esforço de sua parte quando utilizam as redes sociais. Diante disso, concluí-se que a variável “fãs” não representa ser um fator determinante para a criação de engajamento, mas sim, a comunicação e a interação com os usuários detêm relação direta no retorno das fanpages.
Citação ABNT:
VISENTINI, M. S.; SCHEID, L. L.; CHAGAS, F. B. Análise das Principais Lojas de Comércio Eletrônico do País sob a Ótica do Marketing Digital nas Redes Sociais Virtuais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. 1, p. 67-85, 2018.
Citação APA:
Visentini, M. S., Scheid, L. L., & Chagas, F. B. (2018). Análise das Principais Lojas de Comércio Eletrônico do País sob a Ótica do Marketing Digital nas Redes Sociais Virtuais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 8(1), 67-85.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1p67
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49490/analise-das-principais-lojas-de-comercio-eletronico-do-pais-sob-a-otica-do-marketing-digital-nas-redes-sociais-virtuais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ANDRADE, M. C. F. de; SILVA, N. T. G. da. Comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 98-111, jan./jun. 2017.

BATISTA, F. P. S. Gestão de marcas por meio das redes sociais: um estudo de caso sobre a utilização do Facebook. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde.../FlaviaPreussSiqueiraBatista.pdf. Acesso em: 20 jul. 2016.

BRODIE, R. J., ILIC, A.; JURIC, B.; HOLLEBEEK, L. Consumer engagement in a virtual brand community: An exploratory analysis. Journal of Business Research, v. 66, n. 1, Jan/2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232957437_Consumer_Engagement_in_a_Virtual_Brand _Community_An_Exploratory_Analysis. Acesso em: 04 mar. 2016.

CAMARGO FILHO, A. Em busca da melhor imagem: o impacto do tipo de post no engajamento e envolvimento do consumidor em comunidade virtuais de marca. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4261. Acesso em: 23 fev. 2016.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

DACOL, C. C.; SILUK, J. C. M.; NEUENFELDT JÚNIOR, A. L.; SOLIMAN, M. Mensuração da competitividade em instituições de ensino superior privadas com base nas redes sociais digitais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, Número Especial, p. 96-108, out. 2014

DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/62280768/Donis-Dondis-2003-sintaxe-Da-Linguagem-Visual. Acesso em: 26 jul. 2016.

FACEBOOK, 2017. 6 razões que mostram que o Facebook e o Instagram são plataformas criativas. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/business/news/6-razoes-que-mostram-que-o-facebooke-o-instagram-so-plataformas-criativas. Acesso em: 07 dez. 2017

FEITOSA, W. R.; BOTELHO, D.; LOURENÇO, C. E. Comunidades virtuais de marca de produtos de consumo e criação de engajamento: uma investigação qualitativa. Revista Eletrônica Gestão e Serviço, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/REGS/article/view/4852/4254. Acesso em: 02 mar. 2016.

FIALHO, J. M. R. Análise de redes sociais: princípios, linguagem e estratégias de ação na gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, Número Especial, p. 926, out. 2014.

GLOBO.COM. Facebookcompleta 10 anos; veja a evolução da rede social. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/facebook-completa-10-anos-veja-evolucao-da-redesocial.html. Acesso em: 27 fev. 2016.

GUMMERUS, J.; LILJANDER, V.; WEMAN, E.; PIHLSTRÖM, M. Customer engagement in a Facebook brand community. Management Research Review, v. 35, n. 9, 2012. Disponível em: < https://marketing.conference-services.net/resources/327/3554/pdf/AM2013_0340_paper.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2016.

HOLLEBEEK, L.D. Demystifying customer brand engagement: exploring the loyalty nexus. Journal of Marketing Management, v. 27, n.7/8, p. 785–807, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/Demystifying_customer_brand_engagement__Exploring.pdf. Acesso em: 23 abr. 2016.

JAYASINGH, S.; VENKATESH, R. Customer Engagement Factors in Facebook Brand Pages. Asian Social Science, v. 11, n. 26, 2015. Disponível em: http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ass/article/viewFile/50815/28200. Acesso em: 03 mar. 2016.

KOZINETS, R. On Netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. In: ALBA, J; HUTCHINSON, W. (ed.). Advances in Consumer Research, Provo, UT: Association for Consumer Research, p. 366-371, 1998. Disponível em: http://www.acrwebsite.org/search/view-conference-proceedings.aspx?Id=8180. Acesso em: 01 jul. 2016.

LIMA, V. M.; NUNES, J. M. G. Engajamento do Consumidor em uma Comunidade Virtual de Marca. ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 8., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos... Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba 2015. Disponível em: http://www.anpad.org.br/~anpad/abrir_pdf.php?e=MjAzMjI=. Acesso em: 16 mar. 2016.

LIMEIRA, T. M. V. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, mai. 2005. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13798/7994. Acesso em: 08 dez. 2017.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MANTOVANI, D. M. N.; SANTOS JÚNIOR, D. L. Relações nas redes sociais: geração de conteúdo, criação de networking e projeção das relações virtuais nas comunidades do Orkut. Revista de Administração e Inovação, v.10, n.3, 2013.

MARRA, G. S.; DAMACENA, C. Engajameno do consumidor: revisão teórica do conceito e seus antecedentes. Revista de Gestão, v. 20, n. 2, 2013.

MOLLEN, A.; WILSON, H. Engagement, Telepresence and Interactivity in Online Consumer Experience: Reconciling Scholastic and Managerial Perspectives. Journal of Business Research, v. 63, n. 9-10, p. 919-25, 2010. Disponível em: https://dspace.lib.cranfield.ac.uk/bitstream/1826/7475/1/Engagement_Telepresence_and_Interacti vity.pdf. Acesso em: 28 mar. 2016.

MUSSUCHIN, M. G.; TAVARES, C. Q. Cobertura da Greve Paranaense no Facebook: engajamento dos leitores na Página do Gazeta do Povo. Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia, v.23, n.2, 2015.

OFCOM, Office of Communications. Social Networking A quantitative and qualitative research report into attitudes, behaviours and use. 2008. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/shared/bsp/hi/pdfs/02_04_08_ofcom.pdf. Acesso em: 21 mar. 2016.

OKADA, S. I. Web analytics: modelos de métricas de engajamento em mídias emergentes. Revista Brasileira de Marketing, v.10, n. 3, 2011. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2271. Acesso em: 17 mar. 2016.

OVIEDO-GARCÍA, M. A.; EXPÓSITO, M. M.; VERDUGO, M. C.; MEJÍAS, M. S. Metric proposal for customer engagement in Facebook. Journal of Research in Interactive Marketing, v. 8, n. 4, p.327 – 44, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/JRIM-05-2014-0028. Acesso em: 29 mar. 2016.

PETRY, A. C.; SIMONETTO, E. O. Uso do Twitter como Canal de Marketing: Uma Análise das Principais Empresas Brasileiras de Comércio Eletrônico. Sistemas & Gestão Revista Eletrônica, Santa Maria, v. 8, n. 1, p. 94-104, 2013. Disponível em: http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/viewFile/V8N1A9/V8N1A9. Acesso em: 23 maio 2016.

RAPP, A.; BEITELSPACHER, L. S.; GREWAL, D.; HUGHES, D. E. Understanding social media effects across seller, retailer, and consumer interactions. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 41, n. 5, 2013. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s11747-013-0326-9#/page-1. Acesso em: 03 mar. 2016.

RECLAME AQUI. Confira a Lista das 30 Piores e Melhores Lojas que Vendem pela Internet. 2014. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/noticias/noticias/confira-lista-das-30-melhores-epiores-lojas-que-vendem-pela_815/. Acesso em: 08 abr. 2016.

SANTOS, D. C. dos; PINTO, J. C. de P. Utilização de medidas de centralidade na análise de redes sociais online contextualizada na Interatividade entre marcas e consumidores. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 11, n.1, p. 140-164, jan./abr. 2016.

SECOM Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-decontratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf. Acesso em: 12 maio 2016.

SEDLEY, R. Six theses on digital customer engagement in a troubled economy. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/1892729/Six_Theses_on_Digital_Customer_Engagement_in_a_ Troubled_Economy. Acesso em: 20 maio 2016.

SHAWHENEY, M.; VERONA, G.; PRANDELLI, E. Collaborating To Create: The Internet A Platform For Customer Engagement In Product Innovation. Journal of Interactive Marketing, v. 19, n. 4, 2005.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Mohanbir_Sawhney/publication/227606685_Collaborating_t o_create_The_Internet_as_a_platform_for_customer_engagement_in_product_innovation/links/0c 960534690ff0296c000000.pdf. Acesso em: 10 mar. 2016.

SHETH, J. N.; PARVATIYAR, A.; SINHA, M.. The Conceptual Foundations of Relationship Marketing: Review and Synthesis. Journal of Economic Sociology Ekonomicheskaya sotsiologiya, v. 16, n. 2, p. 119-149, 2015. Disponível em: https://ecsoc.hse.ru/data/2015/03/30/1095767324/ecsoc_t16_n2.pdf#page=119. Acesso em: 14 jul. 2016.

SILVA JÚNIOR, A. P.; PERREIRA, F. A.; CORREIA-NETO, J. da S. Engajamento digital: um estudo com páginas de instituições de ensino superior no Facebook. Revista Brasileira de Administração Científica, v.4, n.2, 2013.

SIQUEIRA, O. A. S. Publicidade lúdica: um estudo sobre engajamento digital em jogos sociais. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, CAC. Comunicação, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/10517/disserta%c3%a7%c3%a3o%20olga%20 siqueira.pdf?sequence=1&isallowed=y. Acesso em: 01 mar. 2016.

SMITH, A. N., FISCHER, E.; YONGJIAN, C. How does brand-related usergenerated content differ across Youtube, Facebook, and Twitter. Journal of Interactive Marketing, v.26, n.2, p.102-113, 2012.

SOARES, F. R.; MONTEIRO, P. R. R. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. NAVUS – Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 42-59 ; Jul./set. 2015.

SOCIALBAKERS. Facebook statistics directory. Disponível em: http://www.socialbakers.com/statistics/facebook/. Acesso em: 20 maio 2016.

TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases Conceitos, dicas e ferramentas. Editora M. Books, 2010. Disponível em: http://www.andretelles.net.br/downloads/a-revolucao-das-midias-sociaisandre-telles.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.

VAN DOORN, J., LEMON, K. N., MITTAL, V., NASS, S., PICK, D., PIRNER, P., e VERHOEF, P. C. Customer Engagement Behavior: Theoretical Foundations and Research Directions. Journal of Service Research, v. 13, n.3, p. 253-66, 2010. Disponível em: http://jsr.sagepub.com/content/13/3/253.full.pdf+html. Acesso em: 01 mar. 2016.

VIVEK, S. D.; BEATTY, S. E,; DALELA,V.; MORGAN, R. M. A Generalized Multidimensional Scale for Measuring Customer Engagement. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 22, n. 4, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2753/MTP1069-6679220404. Acesso em: 29 fev. 2016.

VIVEK, S. D; BEATTY, S. E.; MORGAN, R.M. Customer Engagement: Exploring Customer Relationships Beyond Purchase. The Journal of Marketing Theory and Practice, v. 20, n. 2, p.127-45, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/279714771_Customer_Engagement_Exploring_Customer _Relationships_Beyond_Purchase. Acesso em: 13 fev. 2016.