As Competências de Gestores Hoteleiros: Reflexões entre Formação e Atuação Profissional em Hotelaria no Brejo Paraibano Outros Idiomas

ID:
49678
Resumo:
A gestão por competências potencializa resultados nas organizações e desenvolve a qualidade das pessoas em que nelas trabalham. Na linguagem organizacional, isso é um “mix” de conhecimento, habilidades e atitudes que o indivíduo possui para estar adequado no desempenho de um cargo em uma organização. Nessa perspectiva, o artigo objetiva analisar esse conjunto de aptidões de gestores hoteleiros, localizados no brejo paraibano, a partir do que é descrito a esse respeito no Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com o método dedutivo e descritivo sobre a percepção dos gestores. Assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com quatro gestores, cuja interpretação dos dados ocorreu por meio da análise compreensiva e interpretativa deles. Os resultados obtidos demonstram que a hotelaria do brejo paraibano, apesar de ter gestores com competências suficientes para conduzirem os meios de hospedagem que gerenciam, necessita de uma melhor condução sobre uma gestão por competência. É necessário qualificar o hoteleiro da região, sobretudo, com habilidades congruentes a de uma formação em Hotelaria, de maneira que atenda melhor ao contexto hoteleiro da região. Conclui-se que o fundamental para um profissional hoteleiro é possuir conhecimentos teóricos e práticos para que, em conjunto com os demais colaboradores, possam agregar valor social e econômico à organização.
Citação ABNT:
LIMA, T. B.; SINÉSIO, I. S. As Competências de Gestores Hoteleiros: Reflexões entre Formação e Atuação Profissional em Hotelaria no Brejo Paraibano . Revista Gestão Organizacional, v. 10, n. 2, p. 3-21, 2017.
Citação APA:
Lima, T. B., & Sinésio, I. S. (2017). As Competências de Gestores Hoteleiros: Reflexões entre Formação e Atuação Profissional em Hotelaria no Brejo Paraibano . Revista Gestão Organizacional, 10(2), 3-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49678/as-competencias-de-gestores-hoteleiros--reflexoes-entre-formacao-e-atuacao-profissional-em-hotelaria-no-brejo-paraibano-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

CARBONE, Pedro Paulo et. al. Gestão por competência e gestão do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

CASTELLI, G. Administração hoteleira. 7. ed. Caxias do Sul: Educs, 2000.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência. RAC, n. Edição Especial, 2001.

HANASHIRO, Darci Mitiko et al. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

LEME, Rogério. Seleção e entrevista por competências com o inventário comportamental: guia prático do processo seletivo para redução da subjetividade e eficácia na seleção. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

LEVY LEBOYER, C. Gestión de las competencies. Barcelona: gestión, 1997.

LIMA, T. B.; GOMES, S. L. Os estilos de liderança na gestão hoteleira: um estudo em hotéis da orla de João Pessoa/PB. Organizações em Contexto, v. 13, n. 26. São Bernardo do Campo, 2017.

MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOLLER, C. O lado humano da qualidade. 12 .ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. El capital humano e la indústria turística del siglo XXI. 1998.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV. Mamanguape, abril de 2006.

RABAGLIO, Maria Odete. Gestão por competência: ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

RODRIGUES, E. S. Sistema de Inovação Social no Turismo de Areia/PB: um estudo de caso no restaurante Vó Maria. Trabalho de Conclusão de Curso. 53 páginas. Bacharelado em Hotelaria. Universidade Federal da Paraíba, 2017.

RUAS, R. L. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

RUAS, Roberto. Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda. (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, A. B. A vivência de conflitos entre a prática gerencial e as relações em família. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SPENCER, L. M.; SPENCER, S. M. Competence at work: models for superior performance. New York: John Wiley & Sons, 1993.

TRASATTI, Sidney Roberto. Treinamento de Competências Funcionais: Moldando o Futuro Organizacional pelas Pessoas. In: NERI, Aguinaldo. (org.). Gestão de RH por Competências e a Empregabilidade. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

VERGARA, C. S. Métodos de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VESENTINI, J. W. Sociedade e Espaço: geografia geral e do Brasil. 44 ed. São Paulo: Ática, 2005.

ZARIFIAN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ZUANETTI, Rose; HARGREAVES, Lourdes; LEE, Renato et al. Qualidade em Prestação de Serviços. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2001.