Perfil do 'Controller' e a Evolução Histórica da Profissão no Contexto Brasileiro Outros Idiomas

ID:
49796
Resumo:
O estudo investiga o perfil profissional do controller e sua evolução histórica no contexto brasileiro, com base em anúncios derivados do jornal "O Estado de São Paulo". A metodologia utilizada para desenvolvimento do estudo é descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados e análise documental. A população de itens que contém a palavra "controller" no acervo do jornal é de 1.619, sendo a amostra da pesquisa, que corresponde apenas a anúncios inéditos, de 422 observações. Os dados foram analisados através de construto adaptado do estudo de Duque (2011), sendo realizado um check list para extração das informações. Os achados demonstram que o primeiro anúncio que procura por controller é datado de 1945, sendo este uma exceção na época. Ademais, verifica-se na década de 1970 o aumento da procura de forma relevante por controllers, com um perfil voltado principalmente a atividades de perfil técnico. A década de 2000 marca a "explosão" da procura por profissionais de controladoria, bem como uma maior necessidade de profissionais majoritariamente para desempenhar atividades de gestão, o que também sinaliza para o aumento da importância destes profissionais nas organizações, fato tal consolidado nos dias atuais (década de 2010), que também aponta o controller como ligado a atividades da área gerencial. Por fim, nota-se que o controller, quanto ao perfil comportamental, deve ter essencialmente liderança, possuir formação em contabilidade, economia, administração ou engenharia, bem como pós-graduação, em alguns casos, conhecimentos da língua inglesa e experiência em torno de 5 anos para corresponder ao que o mercado necessita.
Citação ABNT:
FIIRST, C.; PAMPLONA, E.; LAVARDA, C. E. F.; ZONATTO, V. C. S. Perfil do 'Controller' e a Evolução Histórica da Profissão no Contexto Brasileiro. Enfoque Reflexão Contábil, v. 37, n. 2, p. 1-20, 2018.
Citação APA:
Fiirst, C., Pamplona, E., Lavarda, C. E. F., & Zonatto, V. C. S. (2018). Perfil do 'Controller' e a Evolução Histórica da Profissão no Contexto Brasileiro. Enfoque Reflexão Contábil, 37(2), 1-20.
DOI:
10.4025/enfoque.v37i2.33342
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49796/perfil-do--controller--e-a-evolucao-historica-da-profissao-no-contexto-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, L. B.; PARISI, C.; PEREIRA, C. A. Controladoria. In: CATELLI, A. Controladoria: GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

ANTHONY, R.; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de Controle Gerencial. 12. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

BEUREN, I. M.; BOGONI, N. M.; FERNANDES, L. Análise da Abordagem da Controladoria em Dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN, v. 10, n. 28, p. 249-263, 2008.

BEUREN, I. M. O papel da Controladoria no processo de Gestão. In: Paulo Schmidt. Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookmann, p. 15-38, 2002.

BORINELLI, M. L. Estrutura básica conceitual de controladoria: sistematização à luz da teoria e da prática. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BRINK, V. Z. Education for controllership. The Accounting Review, v. 25, n.3, 1950.

CALIJURI, M. S. S. O Papel do Controller: um Estudo no Contexto Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

DUQUE, C. O Perfil do Controller e as Funções de Controladoria: um Estudo da Atual Necessidade do Mercado de Trabalho. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

HECKERT, J. B.; WILLSON, J. D. Controllership. NY: Ronald Press Company, 1963.

HORVÁTH, P. Controlling. 10. ed. München: Verlag Vahlen, 2006.

KANITZ, S. C. Controladoria. Teoria e Estudo de Casos. São Paulo: Pioneira, 1976.

LUNKES, R. J.; SCHNORRENBERGER, D.; GASPARETTO, V.; VICENTE, E. F. R. Considerações sobre as Funções da Controladoria nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 63-75, 2009.

LUNKES, R. J.; SCHNORRENBERGER, D.; ROSA, F. S. Funções da Controladoria: uma Análise no Cenário Brasileiro. Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN, v. 15, n. 47, p. 283-299, 2013.

MOSIMANN, C. P.; FISCH, S. Controladoria. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ORO, I. M.; DITTADI, J. R.; CARPES, A. M. S.; BENOIT, A. D. O Perfil do Profissional de Controladoria sob a Óptica do Mercado de Trabalho Brasileiro. Pensar Contábil, v. 11, n. 44, p. 5-15, 2009.

PADOVEZE, C. L. Controladoria Básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

RICARDINO FILHO, A. A. Do Steward ao Controller, quase mil anos de management Accounting: o enfoque anglo-americano. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria). Curso de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

RICHARTZ, F.; KRÜGER, L. M.; LUNKES, R. J.; BORGERT, A. Análise Curricular em Controladoria e as Funções do Controller. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión - RIGC, v. 10, n. 19, 2012.

SANTOS, A. S. A.; MARTINS, J. C. S.; PIRES, R. A. O Profissional de Contabilidade de Gestão em Portugal. In: Congresso de Contabilidade e Auditoria, Aveiro, 2008.

SANTOS, F. Controladoria: Teoria e Prática. 1. ed. Recife: AGBOOK, 2012, 185 p.

SIQUEIRA J. R. M.; SOLTELINHO, W. O profissional de controladoria no mercado brasileiro: do surgimento da profissão aos dias atuais. Revista Contabilidade & Finanças, v. 12, n. 27, p. 66-77, 2001.

SOUZA, B. C.; BORINELLI, M. L. Controladoria. 1 ed. Curitiba: IESDE, 2012, 236 p.

TUNG, N. H. Controladoria Financeira das Empresas. 4 ed. São Paulo: Edições Universidade Empresa, 1997.