Características das Empresas e dos Gestores que Influenciam o Uso de Controles Gerenciais Outros Idiomas

ID:
49835
Resumo:
O estudo objetiva identificar características das empresas e dos gestores que influenciam o uso de controles gerenciais. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada por meio de um levantamento, tendo como amostra 37 empresas industriais que responderam o instrumento de pesquisa. Na análise dos dados utilizaram-se técnicas de estatística descritiva, correlação de Spearman e testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal–Wallis. Os resultados apontam que o custeio por absorção, o planejamento tributário e o benchmarking figuram entre os controles mais utilizados pelas empresas pesquisadas. Não se observa diferenças significativas entre o uso de instrumentos tradicionais e modernos da Contabilidade Gerencial. Os controles tradicionais apresentaram maior intensidade de uso nas empresas tributadas pelo lucro real, que estão na primeira geração familiar e com gestores que possuem nível superior. Já os controles modernos são mais utilizados pelas empresas familiares com gestores mais jovens, que possuem ensino superior na área de negócios. Conclui-se que escolaridade e idade do gestor são as principais características que se refletem no maior uso de controles modernos e que as empresas familiares apresentam-se diferenciadas no uso de controles gerenciais, o que instiga novas pesquisas para possíveis explicações organizacionais e/ou comportamentais, de modo a compreender de forma holística as implicações do uso dos controles gerenciais.
Citação ABNT:
SANTOS, V. D.; BEUREN, I. M.; CORRÊA, N. L.; MARTINS, L. B. B. Características das Empresas e dos Gestores que Influenciam o Uso de Controles Gerenciais. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 11, n. 1, p. 3-23, 2018.
Citação APA:
Santos, V. D., Beuren, I. M., Corrêa, N. L., & Martins, L. B. B. (2018). Características das Empresas e dos Gestores que Influenciam o Uso de Controles Gerenciais. Advances in Scientific and Applied Accounting, 11(1), 3-23.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2018110101
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49835/caracteristicas-das-empresas-e-dos-gestores-que-influenciam-o-uso-de-controles-gerenciais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português