As Relações entre Governança Corporativa, Risco e Endividamento e suas Influências no Desempenho Financeiro e no Valor de Mercado de Empresas Brasileiras Outros Idiomas

ID:
49843
Resumo:
O presente estudo analisou as relações entre Governança Corporativa, Risco e Endividamento e seus impactos no Desempenho Financeiro e no Valor das firmas. Com uma amostra composta por 639 observações de firmas brasileiras listadas na BM&FBovespa, e tendo como recorte temporal o período de 2013 a 2015, utilizou-se a técnica PLS-SEM, em escalas formativas. A título de resultados, foi possível suportar as hipóteses de relacionamento entre Endividamento e Desempenho Financeiro, Endividamento e Risco, Desempenho Financeiro e Valor de Mercado e entre Endividamento e Governança nas análises compreendendo todas as observações e após a segmentação pelo porte das firmas. Através do controle do porte das firmas, foi possível corroborar ainda as relações entre Endividamento e Valor de Mercado, Risco e Desempenho Financeiro e entre Governança e Valor de Mercado apenas para empresas de maior tamanho. Complementarmente, os relacionamentos entre Risco e Valor de mercado, Governança e Desempenho Financeiro e entre Governança e Risco mostraram-se coerentes, especialmente, para empresas de menor tamanho, logo, o porte mostrou-se uma variável relevante para as teorizações analisadas. Por fim, após o controle do ano, notou-se que a instabilidade política e econômica, de forma significativa e sistemática, influenciou as relações teóricas, sendo, imprescindível, nesse aspecto, efetuar o controle do tempo quando o interesse for capturar as complexas relações simultâneas de dependência e independência entre Governança Corporativa, Risco, Estrutura de Capital, Desempenho e Valor da firma.
Citação ABNT:
NASCIMENTO, J. C. H. B.; ANGOTTI, M.; MACEDO, M. A. S.; BORTOLON, P. M. As Relações entre Governança Corporativa, Risco e Endividamento e suas Influências no Desempenho Financeiro e no Valor de Mercado de Empresas Brasileiras. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 11, n. 1, p. 166-185, 2018.
Citação APA:
Nascimento, J. C. H. B., Angotti, M., Macedo, M. A. S., & Bortolon, P. M. (2018). As Relações entre Governança Corporativa, Risco e Endividamento e suas Influências no Desempenho Financeiro e no Valor de Mercado de Empresas Brasileiras. Advances in Scientific and Applied Accounting, 11(1), 166-185.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14392/asaa.201811010809
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49843/as-relacoes-entre-governanca-corporativa--risco-e-endividamento-e-suas-influencias-no-desempenho-financeiro-e-no-valor-de-mercado-de-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português