Consumo Simbólico: Análise de um Grupo de Consumidores de Baixa Renda em Porto Alegre Outros Idiomas

ID:
49911
Resumo:
A dinâmica social do consumo de pessoas de baixa renda e suas implicações como formadora de valores e elemento de percepção de segregação social foi o contexto investigado neste trabalho, devido à importância das classes mais baixas para o crescimento econômico brasileiro a partir dos anos 2000. O objetivo do estudo foi encontrar aspectos que expliquem a conexão desses consumidores com marcas renomadas. Desenvolveu-se um estudo qualitativo via observação participante e entrevistas, no qual as informações foram analisadas por análise do discurso. Os sujeitos da pesquisa foram um grupo de homens com idades entre 17 e 19 anos, de baixa renda e residentes em Porto Alegre – Brasil. Como principais evidências, entendeu-se que, ao usar essas marcas, os respondentes percebem melhora em sua autoimagem perante os membros de seu grupo social e a sociedade, percepção de pertencimento social, sensação de ascensão social e maior atratividade sexual.
Citação ABNT:
LUBECK, R. M.; HÖPNER, A.; SCHRÖEDER, C. S.; WITTMANN, M. L.; LUIZ, L. N. Consumo Simbólico: Análise de um Grupo de Consumidores de Baixa Renda em Porto Alegre . Revista Organizações em Contexto, v. 14, n. 28, p. 145-175, 2018.
Citação APA:
Lubeck, R. M., Höpner, A., Schröeder, C. S., Wittmann, M. L., & Luiz, L. N. (2018). Consumo Simbólico: Análise de um Grupo de Consumidores de Baixa Renda em Porto Alegre . Revista Organizações em Contexto, 14(28), 145-175.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p145-175
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/49911/consumo-simbolico--analise-de-um-grupo-de-consumidores-de-baixa-renda-em-porto-alegre-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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