Prorrogação da Gratificação Acadêmica e sua Relação com as Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem

ID:
50136
Resumo:
CONTEXTO E OBJETIVO: A prorrogação da gratificação acadêmica é uma capacidade de regulação dos indivíduos e constitui um aspecto da autorregulação da aprendizagem, ou seja, do conjunto de pensamentos, sentimentos e ações gerados por alguém para alcançar os objetivos acadêmicos desejados. Este estudo teve como objetivo analisar a prorrogação da gratificação acadêmica, verificando sua relação com as estratégias de autorregulação da aprendizagem. MÉTODO: A pesquisa caracteriza-se como survey, estudo descritivo e quantitativo. A amostra constituiu-se por 133 estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES: Após a realização de testes de Kruskal-Wallis e correlação de Spearman, verificou-se que estudantes do gênero feminino fizeram maior uso das estratégias de aprendizagem, enquanto estudantes que não desempenham atividades remuneradas de modo simultâneo ao curso apresentaram mais propensão a prorrogar a gratificação acadêmica. Concomitantemente, concluiu-se que a prorrogação da gratificação acadêmica está, de forma geral, positivamente correlacionada com as estratégias de aprendizagem, especificamente às estratégias metacognitivas, cognitivas (de ensaio, elaboração e organização) e à gestão do tempo e do ambiente de estudo. Espera-se, com a realização deste estudo, contribuir para a análise das atitudes autorreguladas desenvolvidas pelos estudantes de Ciências Contábeis e, em última instância, fornecer informações importantes para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
Citação ABNT:
SANTOS, L. S. Z.; SOUZA, J. R.; CUNHA, J. V. A.; AVELINO, B. C. Prorrogação da Gratificação Acadêmica e sua Relação com as Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 2, p. 237-259, 2018.
Citação APA:
Santos, L. S. Z., Souza, J. R., Cunha, J. V. A., & Avelino, B. C. (2018). Prorrogação da Gratificação Acadêmica e sua Relação com as Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 12(2), 237-259.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v12i2.1693
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50136/prorrogacao-da-gratificacao-academica-e-sua-relacao-com-as-estrategias-de-autorregulacao-da-aprendizagem-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português