Para além das métricas: o que faz uma academia qualificada?

ID:
50204
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os efeitos do produtivismo, dos rankings acadêmicos e da aclamada internacionalização na prática dos pesquisadores e na pesquisa científica realizada no Brasil. Consideramos que, embora seja um assunto muito discutido na academia, este não vem recebendo tratamento adequado, tendo em vista que poucos pesquisadores parecem estar satisfeitos com o cenário atual, ainda que não seja possível encontrar muitos esforços para transformá-los. Neste sentido, optamos por escrever um texto de cunho ensaístico, a partir da nossa área de estudos organizacionais, apontando questões ensejadas pela anglofilia, pelas métricas avaliativas e seus efeitos na academia nacional.
Citação ABNT:
XAVIER, W. S.; BARROS, A. N. Para além das métricas: o que faz uma academia qualificada?. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 4, n. 09, p. 390-427, 2017.
Citação APA:
Xavier, W. S., & Barros, A. N. (2017). Para além das métricas: o que faz uma academia qualificada?. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 4(09), 390-427.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50204/para-alem-das-metricas--o-que-faz-uma-academia-qualificada-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português