Resumo:
O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University para a EAESP/FGV, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norteamericanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.
Resumo Inglês:
The present work intends to present a part of the history of management knowledge in Brazil that has been neglected: the origins of the marketing discipline. EAESP/FGV is considered to be the first school to have a marketing class in Brazil in 1954. This historical milestone is based on a process of exchange of "technical know-how" between the USA and Brazil constituted in the context of the Cold War. This process involved the import of teachers and teaching methodology from Michigan State University to EAESP/FGV, as well as the active participation of US public and private development agencies. The replacement of the Portuguese management teaching model by the American model, in which the marketing discipline plays a fundamental role from the ideological point of view, simultaneously served the North American interests of domination and business expansion and the interests of a local elite that hungered for Industrial development and the rupture with the agrarian past.
Resumo Espanhol:
El presente trabajo pretende presentar una parte de la historia del conocimiento en administración en Brasil que ha sido descuidada: los orígenes de la disciplina de marketing. La EAESP. / FGV es considerada la primera escuela a ofrecer una clase de marketing en Brasil en 1954. Este hito histórico se fundamenta en un proceso de intercambio de "know-how técnico" entre Estados Unidos y Brasil, constituido en el contexto de la Guerra Fría. Este proceso involucró la importación de maestros y metodología de enseñanza de la Universidad Estatal de Michigan a EAESP. / FGV, así como la participación activa de agencias de desarrollo públicas y privadas de los Estados Unidos. La sustitución del modelo de enseñanza gerencial portugués por el modelo americano, en el que la disciplina de comercialización desempeña un papel fundamental del punto de vista ideológico, sirvió simultáneamente a los intereses norteamericanos de dominación y expansión empresarial y a los intereses de una elite local que ansiaba por el desarrollo industrial y la ruptura con el pasado agrario.
Citação ABNT:
BOSCHI, M. R.; BARROS, D. F.; SAUERBRONN, J. F. R. A introdução da disciplina de marketing no Brasil: “uma linguagem comum que nos une”. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 3, n. 8, p. 888-956, 2016.
Citação APA:
Boschi, M. R., Barros, D. F., & Sauerbronn, J. F. R. (2016). A introdução da disciplina de marketing no Brasil: “uma linguagem comum que nos une”. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 3(8), 888-956.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50210/a-introducao-da-disciplina-de-marketing-no-brasil-----uma-linguagem-comum-que-nos-une---/i/pt-br