A introdução da disciplina de marketing no Brasil: “uma linguagem comum que nos une” Outros Idiomas

ID:
50210
Resumo:
O presente trabalho pretende apresentar uma parte da história do conhecimento em administração no Brasil que vem sendo negligenciada: as origens da disciplina de marketing. É atribuída à EAESP/FGV a primeira aula de marketing no Brasil, em 1954. Tal marco histórico está fundado em um processo de troca de “saberes técnicos” entre os EUA e o Brasil que foi constituído no contexto da Guerra Fria. Este processo envolveu a importação de professores e metodologia de ensino da Michigan State University para a EAESP/FGV, além de ativa participação de agências de fomento públicas e privadas norte-americanas. A substituição do modelo de ensino de gestão português pelo modelo estadunidense, onde a disciplina de marketing cumpre um papel fundamental do ponto de vista ideológico, atendeu simultaneamente aos interesses norteamericanos de dominação e expansão empresarial e aos interesses de uma elite local que ansiava pelo desenvolvimento industrial e pela ruptura com o passado agrário.
Citação ABNT:
BOSCHI, M. R.; BARROS, D. F.; SAUERBRONN, J. F. R. A introdução da disciplina de marketing no Brasil: “uma linguagem comum que nos une”. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 3, n. 8, p. 888-956, 2016.
Citação APA:
Boschi, M. R., Barros, D. F., & Sauerbronn, J. F. R. (2016). A introdução da disciplina de marketing no Brasil: “uma linguagem comum que nos une”. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 3(8), 888-956.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50210/a-introducao-da-disciplina-de-marketing-no-brasil-----uma-linguagem-comum-que-nos-une---/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português